Oficina inédita explica passo a passo para o registro de atividades de extensão

Quarta oficina surgiu por sugestão dos participantes dos encontros anteriores

 

Participantes da quarta oficina do curso Extensão Acadêmica na Prática / Foto: Giulia DI Napoli - Proex

Participantes da quarta oficina do curso Extensão Acadêmica na Prática / Foto: Proex/UFMG

Na terça-feira, 14 de novembro, ocorreu na Estação Ecológica da UFMG, no campus Pampulha, a quarta oficina do curso Extensão Acadêmica na Prática com a temática: Quais os caminhos para aprovação e registro das atividades de extensão?.

A atividade foi voltada para docentes e técnico-administrativos interessados, principalmente, em entender os processos de registro de novas atividades de extensão no Siex.

De acordo o professor Glaucinei Corrêa, da Diretoria de Apoio à Gestão da Extensão (Dage/Proex), os registros das atividades no sistema são fundamentais. “A gente ouve as pessoas reclamarem do Siex, e é disso que a gente vai tratar aqui para desmistificar essa história de que é burocrático”, explicou o docente.

Vários participantes também estiveram presentes nas outras oficinas ou vieram por indicação dos colegas.

Passo a passo

Oficina 4 teve como tema: Quais os caminhos para aprovação e registro das atividades de extensão? / Foto: Giulia DI Napoli - Proex

Oficina 4 teve como tema: Quais os caminhos para aprovação e registro das atividades de extensão? / Foto: Giulia DI Napoli – Proex

O encontro serviu para tirar dúvidas e explicar o passo a passo para o cadastramento de uma nova atividade de extensão, passando pelas resoluções, registro e tramitação da proposta.

A temática é inédita no curso e foi sugerida por participantes na edição passada, em 2023/1.

As questões giraram em torno da parte prática de cadastramento de atividades e explicações técnicas sobre o Siex.

A docente da Faculdade de Medicina Juliana Beaudette Drummond compartilhou que a oficina ajudou em seu trabalho no Cenex. “Entrei no departamento de clínica médica durante a pandemia e já fui indicada para trabalhar no Cenex sem entender direito os trâmites. Achei essa uma oportunidade excelente para entender melhor o nosso trabalho”.

Confira cronograma 

– Oficina 5
Tema: Do que trata a formação em extensão na graduação e como posso contribuir?
Realização: 12/12/2023
Inscrição: 14/11 a 24/11 (formulário)

Qualificação

A formação é oferecida, todos os semestres, pelas pró-reitorias de Extensão (PROEX) e de Recursos Humanos (ProRH), com o objetivo fortalecer a dimensão acadêmica da extensão e capacitar servidores em relação aos conceitos e normativas da extensão na Universidade.

Na edição anterior (2022/2), o curso/oficina Extensão Acadêmica na Prática contribuiu para a formação de 84 docentes e técnicos administrativos. No segundo semestre de 2023, o curso ganhou mais uma oficina, sob o tema “Quais os caminhos para aprovação e registro das atividades de extensão?”.

As demais informações do Curso/oficina Extensão Acadêmica na Prática podem ser obtidas nesta página.

Giulia Di Napoli | Assessoria de Comunicação da Proex