Pesquisa analisa impacto do programa ‘Pensar a ‘Educação’, Pensar o Brasil’, da FaE

Levantamento refletiu sobre a metodologia adotada e os resultados para a comunidade acadêmica e externa

 

Professora Mônica Abranches (segunda, à esquerda) e a coordenadora do PEPB, professora Libéria Neves (primeira, à esquerda), na entrega do relatório a gestores da Proex | Foto: Pensar a Educação

Professora Mônica Abranches (segunda, à esquerda) e a coordenadora do PEPB, professora Libéria Neves (primeira, à esquerda), na entrega do relatório a gestores da Proex | Foto: Pensar a Educação

Pesquisa concluída recentemente pela Faculdade de Educação (FaE/UFMG) resultou na elaboração de relatório de avaliação institucional e de impacto do programa de extensão Pensar a Educação, Pensar o Brasil (PEPB).

O estudo identificou, em 15 anos do programa, as percepções dos atores envolvidos e do público externo, os desafios e as oportunidades, com o objetivo de construir diagnóstico sobre o impacto junto a comunidade acadêmica e externa da Universidade.

A avaliação foi conduzida pela professora Mônica Abranches, que atuou como professora visitante da FaE de 2019 a 2021. “Como ação de extensão, o programa cumpriu, em toda a sua trajetória, as diretrizes técnicas e políticas da extensão universitária e realizou (e realiza) contribuições importantes para a área da educação brasileira”, destaca a pesquisadora.

Conteúdos sobre Educação

Um dos pontos avaliados foi sobre a comunicação do PEPB, já que a essência do programa está na disseminação ampla de temas, debates e discussões sobre Educação. Foi pontuado que os diversos canais e produtos existentes formam um conjunto comunicacional bastante efetivo como estratégia de disseminação de conteúdos.

Mônica Abranches ressalta que “o PEPB alcançou com a sua produção uma grande abrangência territorial, distribuindo conteúdo para todo o Brasil através dos colaboradores de outras instituições de ensino superior e das suas redes”.

Foram ainda propostas mudanças nos projetos vinculados, os quais passaram a contar com novidades, como a reformulação do site do PEPB, a criação do podcast Torvelim e do boletim diário PROSA e a renovação de conteúdo para perfis nas redes sociais.

A pesquisa também traçou desafios do programa para a futuro, por exemplo, no que se refere à sustentabilidade dos projetos vinculados, à criação de estratégias de monitoramento e avaliação e às adequações às novas determinações da política de extensão.

A avaliação teve a colaboração da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG, do Sind-UTE/MG – Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – e do APUBH – Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros (UFMG) e Ouro Branco.

Outras informações do PEPB podem ser obtidas em seu site e redes sociais.