‘Pílulas de Extensão’ comanda a nova temporada da Rádio Terceiro Andar

Podcasts têm a participação dos projetos Viva Música, Domingo no campus, Polo do Jequitinhonha, Nós Gostamos de Copa, entre outros

 

A Rádio Terceiro Andar lançou, pela quarta vez, a série de pílulas sobre atividades de extensão da UFMG, que comandam a 12ª temporada da web rádio, vinculada à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich/UFMG).

Os episódios são produzidos e apresentados por estudantes do Departamento de Comunicação Social (DCS) com a coordenação dos professores Phellipy Jácome e Sônia Pessoa. Os programas podem ser escutados por meio das principais plataformas digitais de áudio.

Equipe envolvida na produção da quarta temporada das ‘Pílulas de extensão’ | Foto: Rádio Terceiro Andar

Pílulas em campo

O primeiro podcast teve como tema Nós Gostamos de Copa, que reviveu a Copa do Mundo de futebol de 2018 e a cobertura desse evento pelo projeto de extensão homônimo, em parceria com a Rádio UFMG Educativa.

No programa, os estudantes Lucas Sant’Ana e Guilherme Novais entrevistam a professora Sônia Pessoa e o jornalista e ex-aluno da UFMG João Pedro Viegas, que falam da emoção de cobrir um evento esportivo de grandes proporções.

As ‘Pílulas de Extensão’ contam também com episódios dedicados aos projetos Viva Música, Domingo no campus e Polo Jequitinhonha.

O Polo ganhou episódios sobre a Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha e sobre as duas mulheres homenageadas na edição de 2022 da feira: Dona Elza Có, guardiã da cultura do Vale, bordadeira, costureira e professora, e a líder Pataxó e também professora Gesilene Braz.  

Formação e visibilidade 

As pílulas têm o apoio da Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão (Proex). O projeto surgiu durante a pandemia da covid-19 como alternativa de divulgação da extensão no período de distanciamento social. 

A edição anterior, no primeiro semestre de 2022, teve a participação de mais de 40 iniciativas de extensão. As atividades desenvolvidas buscam contribuir para a formação dos estudantes e a visibilidade das ações participantes entre a comunidade interna e externa da Universidade. 

Sobre a Rádio 

A Rádio Terceiro Andar leva esse nome em referência ao local da Fafich onde fica seu estúdio de produção. Ela é um projeto de ensino, pesquisa e extensão.

Todo o conteúdo produzido pode ser encontrado também no site e veiculado na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) que, desde 2020, realiza sua transmissão especial às terças-feiras, às 16h15. A Rádio Terceiro Andar está também no Facebook e Instagram.  

Vitória Alves | Assessoria de Comunicação da Proex