Plano de Manejo norteará a gestão da Estação Ecológica

Documento destaca desafios, oportunidades e questões socioambientais e históricas da área de conservação ambiental

Alunos e professores da educação infantil em visita à Estação Ecológica em maio de 2022. Plano de Manejo fortalecerá as atividades de extensão, ensino e pesquisa | Foto: Vitória Alves/Comunicação Proex

Marco histórico para a Universidade e Belo Horizonte, o Plano de Manejo da Estação Ecológica da UFMG: desafios e oportunidades para os anos 2022-2027 foi lançado pela Estação Ecológica da UFMG com o objetivo de contribuir para a valorização da riqueza biológica, histórica e cultural dessa importante área de conservação ambiental do campus Pampulha da UFMG.

O plano será um importante instrumento de gestão e de planejamento das atividades nos próximos cincos anos. Ele detalha aspectos relacionados, por exemplo, às ações do Programa de Extensão Estação Ecológica (Proeco), às atividades de pesquisadores da UFMG e de outras instituições, aos valores histórico-culturais, à vegetação, à hidrografia e à infraestrutura física.

Oficina bicho-pau é uma das atividades oferecidas no local | Foto: Vitória Alves/Comunicação Proex

O documento visa também contribuir para o cumprimento de objetivos regimentais e o fortalecimento da relação da Estação Ecológica com as comunidades interna e externa.

A elaboração do documento foi iniciada em fevereiro de 2021 no Seminário de Pesquisa e Extensão “Oportunidades e desafios para a conservação de áreas verdes urbanas: o exemplo da Estação Ecológica da UFMG”, que refletiu sobre a importância ambiental, histórico-cultural e arqueológica da área de conservação.

30 anos de ensino, pesquisa e extensão

Vinculada à Pró-reitoria de Extensão da UFMG, a Estação Ecológica abriga características dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, sendo conhecida, ainda, por contribuir para a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão, pilares da Universidade.

Ela conta com 114 hectares de área, que foi tombada em 1992 pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH).

Em novembro de 2022, a Estação vai comemorar 30 anos, e uma série de eventos está sendo preparada para comemorar as três décadas de atividades no mesmo mês em que a UFMG celebrará 95 anos de fundação.

Vitória Alves | Comunicação Proex UFMG