A Pró-reitoria de Extensão da UFMG manifesta profundo pesar pelo falecimento de Maria das Dores Pimentel Nogueira, a Marizinha, ocorrido nesta terça-feira, 9 de setembro de 2025.
Marizinha deixa legado de ações no Vale do Jequitinhonha | Foto: Arquivo Proex UFMG
Querida por todos e todas, ela foi um exemplo de ética e de compromisso e luta pela extensão universitária no Brasil.
Marizinha foi pró-reitora adjunta de Extensão da UFMG por dois mandatos (2002-2006 e 2010-2014), quando coordenou políticas na Universidade e ações que se tornaram referências nacionais.
Esteve à frente do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, onde atuou por 30 anos e coordenou ações de reconhecido impacto social, como a Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, o Encontro dos Jovens Comunicadores do Vale e o Fórum da Mulher do Vale do Jequitinhonha.
Valorização da extensão
Ela dedicou-se à consolidação da extensão como um dos pilares da universidade. Servidora técnico-administrativa e pedagoga, mestre e doutora em Educação pela UFMG, Marizinha teve sua produção intelectual reconhecida, sempre voltada à defesa da extensão e à valorização da cultura, das riquezas do Vale do Jequitinhonha e dos saberes tradicionais.
Em nota, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) ressaltou a relevância de sua contribuição para a extensão no país, destacando sua atuação na Comissão Permanente de Avaliação e na preservação da memória da entidade.
Marizinha nos deixa um legado de integridade, generosidade e luta. A Proex manifesta profunda gratidão por sua trajetória e se solidariza, neste momento, com familiares, amigos e colegas.