Professores Alessandro e Alamanda debateram propostas e ouviram sugestões da equipe da Proex

Encontro entre os candidatos e a equipe da Proex, na Reitoria | Foto: Eduardo Maia/Proex
Na manhã de quarta-feira, dia 15 de outubro, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) recebeu a visita dos professores Alessandro Fernandes Moreira e Alamanda Kfouri Pereira, candidatos a reitor e vice-reitora da UFMG para a gestão 2026-2030.
Os integrantes da chapa única “UFMG Acolhedora” dialogaram com servidores técnico-administrativos, diretores e gestores da Proex, apresentaram suas propostas e ouviram sugestões da equipe para fortalecer a extensão universitária na UFMG, ampliar sua inserção nos projetos pedagógicos e valorizá-la como dimensão acadêmica.
Com o lema “cuidar, incluir e inovar”, o programa de Alessandro e Alamanda propõe uma universidade mais inclusiva, reconhecida e acolhedora. Durante o encontro, os candidatos acolheram contribuições para a concretização desses objetivos.
A visita integrou a série de encontros dos professores às unidades acadêmicas e administrativas da Universidade, com o objetivo de ampliar o diálogo com as instâncias acadêmicas e reconhecer o papel estratégico dos docentes, estudantes e técnicos na próxima gestão.
Professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica, Alessandro é vice-reitor da UFMG desde 2018, com atuação na gestão administrativa da Universidade e em pautas estratégicas como assistência estudantil, saúde mental, sustentabilidade e transição energética.
Alamanda é professora titular da Faculdade de Medicina da UFMG e diretora da unidade desde 2022. Foi vice-diretora entre 2018 e 2022, com atuação em gestão acadêmica e em temas estratégicos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Consulta
Todas as informações relacionadas ao processo eleitoral estão disponíveis no site da Consulta Eleitoral.
A consulta será realizada no dia 21 de outubro (das 9h às 21h) pelo Sistema de Consultas da UFMG, acessível via internet por usuários previamente cadastrados no sistema MinhaUFMG. A consulta tem o objetivo de subsidiar a escolha de reitor e vice-reitor.