Programa ‘Pausa para um Respiro’ lança meditação guiada no YouTube e Spotify

Atividade de extensão da Fale/UFMG disponibiliza virtualmente meditações com duração de 5 a 10 minutos

 

Sessão presencial de meditação do "Pausa para o respiro" durante o evento Domingo no campus | Foto: Júlia Ramos | Proex

Sessão presencial de meditação do “Pausa para o respiro” durante o evento Domingo no campus | Foto: Júlia Ramos | Proex

O programa Pausa para um Respiro, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, disponibilizou às comunidades interna e externa da UFMG uma série de práticas meditativas mindfulness nas plataformas YouTube e Spotify.

As meditações guiadas em áudio têm duração de 5 a 10 minutos e permitem que interessados em iniciar a prática de meditação possam explorar sessões curtas e construir o hábito de meditar sem se sentirem sobrecarregados.

A oferta dos conteúdos amplia a proposta do Programa que oferece, durante o semestre letivo da UFMG, sessões abertas de meditação e cursos livres.

A meditação mindfulness é uma prática que visa cultivar a atenção plena ao momento presente, reduzindo o estresse, melhorando o foco e promovendo o equilíbrio emocional.

As sessões são guiadas pela professora Heliana Mello, professora titular da Faculdade de Letras da UFMG, professora de yoga e instrutora de mindfulness com vasta experiência em práticas meditativas.

Sobre o programa

Desde o primeiro semestre de 2022, o programa de extensão oferece, às comunidades interna e externa à UFMG, práticas meditativas que visam promover o autoconhecimento e propiciar viver o dia a dia com maior senso de presença e escolha.

A sessão de meditação oferecida – de periodicidade semanal, durante os semestres letivos – ocorre de forma presencial (na sala 3061 da Faculdade de Letras) e on-line (no YouTube) às quartas-feiras no horário das 11h15 às 11h45. A prática meditativa segue a tradição do movimento mindfulness ou consciência/atenção plena. As práticas meditativas oferecidas são laicas e informadas por resultados de pesquisas da área de neurociências, além de se inspirarem nos ensinamentos de professores que pertencem a tradições contemplativas.

Além das sessões meditativas, o programa oferece o curso Introdução à prática de Mindfulness e semanalmente publica, em suas redes sociais, vídeos novos relacionados à meditação bem como sugestões de práticas, reflexões e exercícios respiratórios. O canal no YouTube já conta com mais de 100 conteúdos e os cursos seguem o formato originalmente proposto por Jon Kabat-Zinn (Mindfulness-Based Stress Reduction) e têm duração de oito semanas, com um encontro semanal de duas horas.

Outras informações estão no Instagram.