Programação da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos

Curso de extensão será realizado na UFMG de 13 a 17 fevereiro

Identidade visual da Escola de Verão - Educação em Direitos Humanos | Comunicação Proex UFMG

Identidade visual da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos | Comunicação Proex UFMG

Democracia, igualdade de gênero, pessoas com deficiência, segurança pública, políticas públicas e comunicação são alguns dos temas que serão abordados na terceira edição da Escola de Verão ­- Educação em Direitos Humanos.

O curso de extensão será realizado de forma presencial na UFMG, de 13 a 17 de fevereiro de 2023, no campus Pampulha (Belo Horizonte), CAD2 (Auditório A2).

As aulas serão ministradas por docentes de universidades públicas vinculadas à Cátedra Aberta de Direitos Humanos da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).

Os certificados serão disponibilizados aos participantes que tiverem participação em 75% das atividades (oito palestras).

Segunda-feira, 13/02
9h às 12h – Aula de Abertura*: Direitos humanos para quem?
Dona Tereza dos Santos – Militante Antiprisional
14h às 17h -Tema 1*: Educação para os direitos humanos e fortalecimento democrático
Prof. Renato Duro Dias (FURG)

Terça-feira, 14/02
9h às 17h – Tema 2*: Educação para a Igualdade de gênero e raça
Profa. Paula Gonzaga e Profa. Lisandra Moreira (UFMG)

Quarta-feira, 15/02
9h às 12h – Tema 3**: Direitos humanos e pessoas com deficiência
Profa. Maria Laura Tejon e Profa. Julieta Villa (Universidad de Mar del Plata)
14h às 17h – Tema 4*: Educação em DH – Desafios da formação das forças de segurança
Prof. Ricardo Barbosa (UFG)

Quinta-feira, 16/02
9h às 12h – Tema 5**: A Experiência estética a serviço dos direitos humanos
Profa. Isabel Molinas (Universidad Nacional del Litoral)
14h às 17h -Tema 6*: Direitos Humanos e Políticas públicas
Profa. Maria Fernanda Repolês (UFMG)

Sexta-feira, 17/02
9h às 12h – Tema 7*: Comunicação para os direitos humanos
Prof. Juarez Guimarães (UFMG)
14h às 17h – Exposição Mundos Indígenas
Local: Espaço do Conhecimento UFMG

Os temas propostos serão abordados de forma a articular teoria e prática, valorizando o diálogo interdisciplinar e possibilitando a participação dos cursistas. Poderão ser utilizados recursos audiovisuais.

*Aula em português
** Aula em Espanhol

Participação

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até 6 de fevereiro (encerradas), por meio de preenchimento do formulário eletrônico, disponível em português espanhol. As vagas são limitadas.

O curso é aberto a todos os interessados, em especial estudantes de graduação e pós-graduação, professores, servidores técnico-administrativos de universidades, gestores de políticas públicas e participantes de movimentos sociais e associações da sociedade civil.

A-primeira-edicao-da-escola-de-verao-ocorreu-em-fevereiro-de-2020-no-campus-Pampulha-da-UFMG (2)

Interessados em participar podem ser inscrever gratuitamente até 06/02 | Foto: Primeira edição do curso em 2020/Proex UFMG

Formação ampla

A Escola de Verão ­- Educação em Direitos Humanos vai promover a formação em direitos humanos com enfoque multidimensional e complexo, envolvendo os aspectos históricos, políticos, sociais, educacionais, jurídicos, subjetivos e culturais.

Busca-se construir um espaço de reflexão e análise dos princípios, valores e direitos que caracterizam a dignidade humana, a democracia e uma sociedade livre, justa e solidária, estimulando práticas sociais, educacionais e profissionais em direitos humanos.

O curso é organizado pela Cátedra Aberta de Direitos Humanos da AUGM e a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG.

Assista a vídeo da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos.