Projeto da UFMG em memória a indígenas vítimas da covid-19 recebe prêmio nacional

Memorial Vagalumes conquistou o prêmio Cecília Minayo, uma das principais distinções na área de saúde coletiva

Projeto Vagalumes, memorial das vítimas indígenas fatais da covid-19 / Foto: site Projeto Vagalumes

Iniciativa busca conservar a memória das vítimas indígenas fatais da covid-19 | Foto: Site Vagalumes

O projeto Memorial Vagalumes, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich/UFMG), conquistou o Prêmio Cecilia Minayo no 9° Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CSHS).

O evento foi organizado, na semana passada, pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O prêmio foi anunciado na cerimônia de encerramento na noite de sexta-feira (3), em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Tradicionalmente, os congressos da Abrasco destacam trabalhos apresentados durante a programação, como incentivo e reconhecimento aos cientistas. No 9° CSHS, projeto de extensão da UFMG foi condecorado ao lado de outras duas iniciativas, selecionadas dentre 1770 trabalhos inscritos.

A iniciativa é coordenada pela professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem, Erica Dumont. Ela dividiu a autoria do trabalho premiado com os colegas Ruben Caixeta de Queiroz (Departamento de Antropologia e Arqueologia da UFMG) e Aline Domingos Corrêa (Universidade do Vale do Rio Doce/Univale).

Memórias

O projeto Memorial Vagalumes consiste em uma rede de instituições indígenas e pessoas associadas à causa indígena por meio de práticas engajadas, principalmente, nas áreas de antropologia, indigenismo, saúde, jornalismo, história, artes.

O objetivo é prestar homenagem às pessoas indígenas vítimas fatais da covid-19 no Brasil e países da América Latina, bem como solidariedade às famílias. A iniciativa também visa pesquisar, produzir e divulgar textos por meio das redes sociais e formar redes de solidariedade e apoio ao enfrentamento da covid-19 entre os povos indígenas.

No site e Instagram da iniciativa, é possível encontrar imagens e relatos em homenagem a indígenas de diversas etnias.