Projeto de extensão ‘Toda pessoa é invenção’ ganha edição internacional

“Every person is an invention” é o título da edição norte-americana de encontros on-line de escrita criativa entre pessoas LGBTQIAPN+

Equipes do Neepec e Marginalia Making em encontro on-line que firmou a parceria | Foto: Neepec UFMG

O Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec/UFMG) e a NC State University (Universidade Estadual da Carolina do Norte, EUA) promoverão uma série de encontros on-line de segunda a sexta-feira, 8 a 12 de abril, no âmbito da ação Who gets to tell your story? (Quem conta a sua história?).

Todas os encontros ocorrerão por meio da plataforma Discord. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link. O público-alvo são pessoas LGBTQIAPN+ norte-americanas.

A iniciativa é fruto da edição internacional do projeto de extensão Toda pessoa é um invenção (Every person is an invention, na nova versão), que procede de parceria firmada recentemente por docentes e discentes do Departamento de Comunicação Social da UFMG e do coletivo crítico-criativo Marginalia Making, da NC State University.

Metodologia transformadora

Ação foi inspirada na metodologia criada pelo Neepec, que é coordenado pelos professores Juarez Guimarães Dias e Carlos Mendonça da UFMG. O objetivo é promover encontros de escrita criativa e autobiográfica destinados exclusivamente a pessoas LGBTQIAPN+.

O professor Juarez Guimarães Dias destaca a qualidade da parceria, pois “esse compartilhamento de ações de extensão, por meio de uma metodologia desenvolvida no projeto, oferece possibilidades ricas de trocas, de intercâmbio, de ampliação das ações da UFMG para outras universidades. E a afinidade entre os dois grupos é permeada por afetos e afinidades, que só nos enriquece”.

Para a professora Fernanda Duarte, do coletivo Marginalia Making, “poder adaptar essa experiência extensionista do Neepec e recriá-la é uma experiência transformadora, assim como espero que seja para os participantes que se juntarão a nós no Discord”, destaca a docente.

Cooperação

A parceria entre a UFMG e a NC State University teve início em 2022, por meio de Memorando de Entendimento (MOU) assinado entre a Pró-Reitoria de Relações Internacionais Heidi Hobbs (NCSU) e a reitora Sandra Regina Goulart Almeida. O objetivo foi “alavancar as forças complementares de pesquisa, ensino e empreendedorismo e programas baseados no espírito de cooperação, reciprocidade e bem comum”.