Projeto oferece bolsas para estudantes que atuam em cursinhos populares da UFMG

Estudantes podem propor atividades desenvolvidas no âmbito dos preparatórios; inscrições encerram na quinta, dia 15

Cursinho popular Dom Quixote, da FaleUFMG, é dos projetos de extensão que atua na democratização do acesso ao ensino superior foto Cursinho Dom Quixote

Cursinho popular Dom Quixote, da Fale, é dos projetos de extensão da Universidade que atua na democratização do acesso ao ensino superior | Foto: Cursinho Dom Quixote

Em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da UFMG, o Instituto Bancorbrás e o Instituto BRB oferecem bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade que atuam em atividades desenvolvidas nos cursinhos populares e comunitários preparatórios para ingresso no ensino superior.

Os estudantes interessados podem inscrever atividades até quinta-feira, dia 15 de junho, às 17h, por meio da plataforma Bússola Social.

De acordo com o edital de seleção, lançado no âmbito do projeto Identidade Cidadã 2023 UFMG, serão selecionados 15 estudantes: 14 da graduação e um da pós-graduação (mestrado e/ou doutorado).

Incentivo

Os graduandos selecionados receberão uma Bolsa Incentivo no valor de R$400,00/mensal. O estudante selecionado da pós-graduação receberá uma Bolsa Incentivo no valor de R$600,00/mensal. A bolsa terá vigência de seis meses, que será o período de execução da atividade.

Para efetivar a inscrição, o estudante deve preencher, na plataforma Bússola Social, as informações solicitadas e anexar documentos comprobatórios. É necessário que o candidato esteja matriculado na Universidade a partir do quatro semestre e a atividade previamente registrada no Sistema de Informação da Extensão (SIEX/UFMG).

O processo de seleção, sob responsabilidade do Instituto Bancorbrás e Instituto BRB, vai compreender três etapas: identificação dos candidatos inscritos, análise documental e de vídeo de apresentação.

Serão avaliadas somente as primeiras 25 inscrições recebidas dentro do prazo estabelecido. As que excederem a esse limite serão automaticamente desconsideradas.

O resultado provisório da seleção será divulgado no 26 de junho, e o resultado final, no dia 29 de junho.

Outras informações estão disponíveis no site do projeto Identidade Cidadã.