Projetos de extensão lançam livro sobre práticas docentes na educação básica

Publicação traz experiências com leitura e produção de textos e uso de tecnologias

 

Evento de lançamento teve a presença de organizadores e autores| Foto: Reprodução YouTube

Evento de lançamento teve a presença de organizadores e autores| Foto: Reprodução YouTube

Na quarta-feira, dia 19 de junho, a UFMG e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG) lançaram a obra 13 toques e muitos cliques – Leitura e produção de textos na Educação Básica, durante live com a participação de organizadores e autores.

A obra, que pode ser baixada gratuitamente, foi produzida a muitas mãos e traz um pouco do trabalho desenvolvido na educação básica, no Centro Pedagógico (CP/UFMG), no Colégio Técnico (Coltec/UFMG) e no Cefet/MG.

A iniciativa é dos projetos de extensão Redigir, da Faculdade de Letras (Fale/UFMG), Aula Aberta (Cefet/MG), e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Centro Pedagógico (CP/UFMG).

Educação e tecnologia

O livro é resultado da experiência de professores e professoras em salas de aula da educação básica, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e do ensino superior. Ele começou a ser elaborado no contexto de ensino a distância provocado pela pandemia de covid-19.

Os 13 capítulos apresentam atividades significativas no ensino da língua materna com o uso de diversas tecnologias. Cada texto funciona como recomendação e inspiração para professores que desejam experimentar a leitura e a produção de textos diversos, de maneira informada e fundamentada.

A obra foi organizada pelas professoras Ana Elisa Ribeiro (Cefet/MG), Carla Viana Coscarelli (Fale/UFMG) e Renata Amaral (CP/UFMG) e recebeu apoio do edital de fomento a produtos extensionistas da Pró-reitoria de Extensão da UFMG.