Prorrogadas inscrições de vídeos para a 21ª Jornada de Extensão

Estudantes têm agora, até 18 de abril, para envio dos relatos de experiência

 

Os estudantes da UFMG, bolsistas ou voluntários na extensão, contam agora com um novo prazo para inscrever seu vídeo na 21ª Jornada de Extensão da UFMG. A organização prorrogou até a próxima segunda-feira, dia 18 de abril, o período das submissões, as quais devem ser feitas, exclusivamente, por meio de formulário eletrônico.

A medida, além de propiciar um tempo maior para a elaboração do trabalho, visa auxiliar os estudantes que vivenciam o retorno do ensino presencial, de forma integral, neste semestre letivo. “Muitos deles se deparam com novidades, mudanças e adaptações com a volta das atividades presenciais integrais”, avalia o coordenador do evento, professor Glaucinei Rodrigues Corrêa, que destaca, ainda, que as demais datas do cronograma do evento permanecem as mesmas.

Os vídeos inscritos participarão de votação pública (concurso) para a escolha de três atividades que serão apresentadas em seminário no dia 25 de maio, às 15h, no CAD 1, atividade que terá transmissão simultânea pelo canal da Pró-reitoria de Extensão da UFMG no YouTube.

Estudante Bruna Myrela, do ICA, relatou em vídeo sua experiência no projeto ‘Solos na escola’ na edição do ano passado da Jornada | Reprodução YouTube

No vídeo, que deverá ter no máximo três minutos de duração, o extensionista deverá apresentar a atividade, a contribuição para sua formação, a relação com o ensino e a pesquisa e o aprendizado adquirido com a comunidade.

Os vídeos deverão atender a certas especificações, como a posição horizontal e a hospedagem em plataforma on-line, como o YouTube.

A votação pelo público vai ocorrer de 19 de abril a 16 de maio. Todos os vídeos inscritos serão pré-selecionados pela Câmara de Extensão.

Programação semipresencial

A 21ª Jornada de Extensão acontecerá de 23 a 25 de maio. Nesses dias, o evento terá atividades presenciais com a apresentação dos estudantes e das atividades escolhidas pelo público, atração artística e cultural e oficina sobre extensão universitária, que é aberta à participação de todos os interessados na temática. As inscrições para a oficina são gratuitas e seguem até 2 de maio. A programação contará ainda com a publicação e a exibição dos vídeos no site da Jornada.

Em 2022, o evento tem como tema #tudojuntoemisturado: como integrar extensão ao ensino e à pesquisa.

Sobre a Jornada

A Jornada de Extensão é um evento anual promovido pela Proex, por meio da Diretoria de Apoio à Gestão da Extensão (Dage).

A cada ano, o evento aborda um tema relacionado às diretrizes da extensão universitária, com foco no protagonismo dos estudantes, dos professores e de integrantes das comunidades beneficiadas pelas atividades.

Outras informações estão disponíveis no site do evento.