Publicada chamada da 25ª UFMG Jovem

Evento celebra 25 anos em 2024; escolas podem participar da feira de educação básica, de desafio, do Conversa com cientistas e do #ExploraUFMG

Equipe da Escola Municipal José Miranda Sobrinho, de Betim, premiada (primeiro lugar do Ensino Fundamental) na edição de 2023 | Foto: Eduardo Maia/Proex

Equipe da Escola Municipal José Miranda Sobrinho, de Betim, premiada na edição de 2023 | Foto: Eduardo Maia/Proex

Vem aí a 25ª edição da UFMG Jovem, que terá como tema Minas é um mundo: diversidade, saberes e tecnologias sociais.

Veja a chamada do evento.

Em 2024, a tradicional feira de ciências da UFMG celebrará 25 anos de encontros, diálogos e intercâmbios com a educação básica e professores e estudantes de escolas de Minas Gerais.

O evento ocorrerá nos dias 19 e 20 de setembro no campus Pampulha em Belo Horizonte.

A programação, integrada ao 3º Congresso Nacional de Inovação e Popularização da Ciência, contará com os seguintes eventos: feira da educação básica, Desafio O meu segredo para ser feliz, Conversa com Cientistas e #ExploraUFMG.

Inscrições

As inscrições são gratuitas para todas as modalidades de participação. Elas devem ser feitas exclusivamente por meio de links que serão disponibilizados no site do evento. Haverá emissão de certificados (exceto para os visitantes da feira).

No ano passado, a UFMG Jovem contou com a participação recorde de escolas de 35 municípios | Foto: Eduardo Maia/Proex

Ano passado, evento contou com a participação recorde de escolas de 35 municípios  | Foto: Eduardo Maia/Proex

De 30 de abril a 10 de julho, estarão abertas as inscrições de trabalhos para a feira. A participação é aberta a estudantes e professores de escolas das redes pública e privada de Minas Gerais da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, incluindo as modalidades de educação profissional e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A lista dos trabalhos selecionados para apresentação será divulgada no dia 12 de agosto.

Com o tema O meu segredo para ser feliz, o Desafio receberá inscrições de 30 de abril a 26 de agosto. O objetivo dessa atividade é instigar a imaginação e a criatividade dos estudantes que podem, individualmente ou em grupo, expressarem-se por meio de um desenho, texto escrito, áudio ou vídeo.

O Conversa com cientistas também recebe inscrições de 30 de abril a 26 de agosto. O evento promoverá encontro na UFMG entre cientistas, estudantes e professores da educação básica para conversarem sobre tema de interesse. A atividade está marcada para 19 de setembro no auditório do Cad 3.

Visitas guiadas

Outra atividade especial da programação é o #ExploraUFMG. As escolas poderão se inscrever para participar de visitas guiadas a museus e espaços culturais da Universidade, em que estudantes e professores da educação básica terão a oportunidade de conhecer projetos e atividades de extensão. Os roteiros, locais e horários serão disponibilizados no site do evento.

Feiras afiliadas

A UFMG Jovem abre espaço também para a participação das feiras de ciências regionais e locais de Minas Gerais, que poderão se afiliar de 30 de abril a 10 de julho. As feiras afiliadas poderão indicar um trabalho premiado para apresentação.

Espaço de Interação

No ano passado, a UFMG Jovem contou com a participação recorde de escolas de 35 municípios de Minas Gerais. A feira teve a apresentação de 81 trabalhos de ensino médio e ensino fundamental. Foram premiados 12 trabalhos e dois Professores Destaque.

Realizada desde 1999, a UFMG Jovem tem como objetivo construir um espaço para a interação entre universidade e educação básica e intercâmbios de ideias com base na divulgação dos trabalhos. A atividade também promove a integração dos participantes e estimula a cultura científica e práticas pedagógicas inovadoras para a formação de futuros cientistas.

O evento é organizado desde 2010 pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG.

Informações podem ser obtidas também pelo Instagram.