Inscrições de trabalhos para 25ª UFMG Jovem são prorrogadas até 18/08

Além da feira da educação básica, evento terá Desafio O meu segredo para ser feliz, Conversa com cientistas e #ExploraUFMG

Equipe da Escola Municipal José Miranda Sobrinho, de Betim, premiada na edição de 2023 | Foto: Eduardo Maia/Proex

As inscrições para apresentação de trabalho na feira da educação básica – 25ª UFMG Jovem – foram prorrogadas até 18 de agosto de 2024.

Veja a chamada do evento atualizada em 09/07/2024.

Os participantes devem ficar atentos ainda às demais datas importantes:

-Divulgação das lista dos trabalhos selecionados para a feira: 30/08/2024
-Inscrição para participar do #ExploraUFMG: até 13/09/2024
-Inscrição no Desafio O meu segredo para ser feliz: até 09/09/2024
-Inscrição no Conversa com Cientistas: até 13/09/2024

As inscrições são gratuitas para todas as modalidades de participação.

A participação é aberta a estudantes e professores de escolas das redes pública e privada de Minas Gerais da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, incluindo as modalidades de educação profissional e de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As inscrições são realizadas exclusivamente por meio de links disponibilizados no site do evento.

Haverá emissão de certificados (exceto para os visitantes da feira).

Programação

A programação, que homenageará o grande escritor mineiro Fernando Sabino, está integrada ao 3º Congresso Nacional de Inovação e Popularização da Ciência.

Além da feira da educação básica, a UFMG Jovem contará com o Desafio O meu segredo para ser feliz, o Conversa com Cientistas, o #ExploraUFMG, entre outras atividades.

O evento ocorrerá nos dias 7 e 8 de outubro no campus Pampulha da UFMG em Belo Horizonte, com o tema Minas é um mundo: diversidade, saberes e tecnologias sociais.

No ano passado, a UFMG Jovem contou com a participação recorde de escolas de 35 municípios | Foto: Eduardo Maia/Proex

Ano passado, evento contou com a participação recorde de escolas de 35 municípios  | Foto: Eduardo Maia/Proex

O objetivo do Desafio O meu segredo para ser feliz é instigar a imaginação e a criatividade dos estudantes que podem, individualmente ou em grupo, expressarem-se por meio de um desenho, texto escrito, áudio ou vídeo.

O Conversa com cientistas promoverá na UFMG o encontro entre cientistas, estudantes e professores da educação básica para conversarem sobre tema de interesse.

Outra atividade com inscrições abertas é o #ExploraUFMG. As escolas poderão participar de visitas guiadas a museus e espaços culturais da Universidade, em que estudantes e professores da educação básica terão a oportunidade de conhecer projetos e atividades de extensão. Os roteiros, locais e horários serão disponibilizados no site do evento.

Feiras afiliadas

A 25ª UFMG Jovem ainda abre espaço para a participação das feiras de ciências regionais e locais de Minas Gerais, que poderão se afiliar. As feiras afiliadas poderão indicar um trabalho premiado para apresentação.

Espaço de Interação

Na última edição, em 2023, a UFMG Jovem contou com a participação recorde de escolas de 35 municípios de Minas Gerais. A feira teve a apresentação de 81 trabalhos de ensino médio e ensino fundamental. Foram premiados 12 trabalhos e dois Professores Destaque.

Realizada desde 1999, a UFMG Jovem tem como objetivo construir um espaço para a interação entre universidade e educação básica e intercâmbios de ideias com base na divulgação dos trabalhos. A atividade também promove a integração dos participantes e estimula a cultura científica e práticas pedagógicas inovadoras para a formação de futuros cientistas.

O evento é organizado desde 2010 pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG.

Informações podem ser obtidas também pelo Instagram do evento.