Quarta edição do edital ‘Democratizar’ apoiará propostas focadas em direitos humanos e meio ambiente

Atividades de extensão vão ser beneficiadas com bolsas para estudantes da ação afirmativa

Projeto Assessoria Jurídica Universitária Popular, da Faculdade de Direito da UFMG, foi um dos contemplados na edição do ano passado do Democratizar | Foto: Ajup/UFMG

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) acaba de lançar a quarta edição do edital Democratizar, cujas inscrições de propostas vão até 20 de maio pelo Sistema de Fomento.

O objetivo é apoiar programas, projetos e cursos de extensão nas áreas de direitos humanos e meio ambiente. As atividades contempladas vão receber bolsas na modalidade PBEXT Ação Afirmativa.

O edital priorizará atividades que contemplem populações indígena e quilombola e brigadistas florestais voluntários que contribuam para a defesa do meio ambiente.

As bolsas vão beneficiar estudantes de graduação da UFMG que são mães com filho em idade escolar, travestis e transexuais, pessoas com deficiência, indígenas e quilombolas ou estudantes que ingressaram pelo sistema de cotas e/ou assistidos pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

Critérios

Podem propor iniciativas servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG, os quais devem ficar atentos aos pré-requisitos e critérios, como registro prévio da proposta no Sistema de Informação da Extensão (Siex) e adequação aos conceitos e às diretrizes de extensão universitária.

Cada proponente pode solicitar até duas bolsas, que serão pagas mensalmente até julho de 2025.

O programa, projeto ou curso contemplado deverá ser desenvolvido por, no mínimo, dois terços de pessoas vinculadas à UFMG: docentes, servidores técnico-administrativos ou estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou de pós-graduação.

As propostas serão avaliadas e julgadas pela Câmara de Extensão. O resultado preliminar será divulgado no dia 18 de junho. O resultado final, após interposição e análise de recursos, será anunciado no dia 12 de julho.

No ano passado, o edital Democratizar contemplou 44 propostas.

Outras informações estão disponíveis no site da Proex.