A Pró-reitoria de Extensão (Proex) acaba de lançar a quarta edição do edital Democratizar, cujas inscrições de propostas vão até 20 de maio pelo Sistema de Fomento.
O objetivo é apoiar programas, projetos e cursos de extensão nas áreas de direitos humanos e meio ambiente. As atividades contempladas vão receber bolsas na modalidade PBEXT Ação Afirmativa.
O edital priorizará atividades que contemplem populações indígena e quilombola e brigadistas florestais voluntários que contribuam para a defesa do meio ambiente.
As bolsas vão beneficiar estudantes de graduação da UFMG que são mães com filho em idade escolar, travestis e transexuais, pessoas com deficiência, indígenas e quilombolas ou estudantes que ingressaram pelo sistema de cotas e/ou assistidos pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).
Critérios
Podem propor iniciativas servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG, os quais devem ficar atentos aos pré-requisitos e critérios, como registro prévio da proposta no Sistema de Informação da Extensão (Siex) e adequação aos conceitos e às diretrizes de extensão universitária.
Cada proponente pode solicitar até duas bolsas, que serão pagas mensalmente até julho de 2025.
O programa, projeto ou curso contemplado deverá ser desenvolvido por, no mínimo, dois terços de pessoas vinculadas à UFMG: docentes, servidores técnico-administrativos ou estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou de pós-graduação.
As propostas serão avaliadas e julgadas pela Câmara de Extensão. O resultado preliminar será divulgado no dia 18 de junho. O resultado final, após interposição e análise de recursos, será anunciado no dia 12 de julho.
No ano passado, o edital Democratizar contemplou 44 propostas.
Outras informações estão disponíveis no site da Proex.