Quebra-cabeças de projeto de extensão da UFMG são destaque em prêmio de jornalismo

Desafios ganharam as páginas de caderno infantil do jornal Folha de São Paulo

Quebra-cabeças com desafios matemáticos estão disponíveis no portal da Obmep Foto Divulgação IMPA

Quebra-cabeças com desafios despertam interesse pela Matemática |Foto: Reprodução Portal Obmep

O projeto de extensão Quebra-cabeças de Matemática, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx/UFMG), foi destaque no Prêmio Hors-Concours concedido pelo 6º Prêmio IMPA de Jornalismo, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), ao jornal Folha de São Paulo.

Os quebra-cabeças, que trazem desafios desenvolvidos pela equipe do projeto, estão disponibilizados no portal da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e, desde abril deste ano, ganham as páginas impressa e on-line da Folhinha, um suplemento infatojuvenil do jornal.

Os desafios são apresentados de forma lúdica, buscando despertar o interesse de alunos de ensino fundamental e público em geral para a matemática. Eles podem ser propostos em escolas e feiras de matemática e por educadores a fim de incentivar o raciocínio lógico por meio da aplicação de conteúdos elementares da disciplina.

O Prêmio IMPA de Jornalismo tem como objetivo estimular a publicação de reportagens jornalísticas sobre Matemática, Ciência e Tecnologia no Brasil e reconhecer trabalhos de excelência que aproximem esses temas da sociedade. O prêmio Hors-Concours, por sua vez, é uma categoria que visa reconhecer as parcerias que contribuem substancialmente para a divulgação da matemática.

Os quebra-cabeças do projeto da UFMG foram desenvolvidos pelas professoras do Departamento de Matemática Aniura Milanés Barrientos e Carmen Rosa Giraldo Vergara, e do Colégio Técnico (Coltec/UFMG) Nora Olinda Cabrera Zúñiga, juntamente com os estudantes Leandro Augusto Rodrigues Araújo e Taciany da Silva Pereira.

Outras informações da iniciativa podem ser encontradas nas redes sociais.