Rádio Terceiro Andar lança a 6ª edição do projeto ‘Pílulas de Extensão’

Nova série de podcasts conta com a participação da Universidade das Crianças, Plataforma Desencarcera, Nudançar, Diverso UFMG

Pílulas produzidas e apresentadas por estudantes valorizam iniciativas de extensão da UFMG | Foto: Arquivo Rádio Terceiro Andar

A Rádio Terceiro Andar lançou, em novembro, a 6ª edição das Pílulas de Extensão.

A iniciativa de professores e alunos do Departamento de Comunicação Social (Fafich/UFMG) produz e divulga podcasts que veiculam entrevistas com representantes das atividades de extensão da Universidade.

A  6ª edição faz parte da 14ª temporada da Rádio Terceiro Andar.

Divulgação científica, direitos humanos e cultura

No episódio de estreia, apresentado pela estudante Rúbia Bragança, o público poderá conhecer melhor o projeto Universidade das Crianças. As coordenadoras da iniciativa, professoras Débora D’Ávila Reis (ICB) e Marina Assis Fonseca (FaE), explicam como a ciência pode se tornar didática e divertida para as crianças e ajudá-las a achar respostas para as perguntas que fazem.

Há pílula também do projeto Contos e Lendas da Cidade, da Escola Belas Artes (EBA), que incentiva a escrita e a criatividade de estudantes da Escola Basílio da Gama em Tiradentes (MG). A idealizadora do projeto, Anna Karina Bartolomeu, conta sobre iniciativa para os estudantes Pedro Oliveira e Joyce Estefani.

Além disso, a 6ª edição das Pílulas de Extensão contempla programas sobre Diverso UFMG, NuDançar, Plataforma Desencarcera, Academia & Futebol, Tertúlia Literária, Prosa de Bicho, Cine Debate, Colmeia, English Food, curso Coltec-Confúcio, entre outros. Os episódios, com cerca de 5 minutos cada, são publicados nas plataformas digitais de áudio.

Formação e visibilidade

Ao todo, já foram produzidas e divulgadas pílulas referentes a mais de 50 atividades de extensão.

Os episódios são elaborados por estudantes dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da UFMG, sob a orientação do professor Phellipy Jácome.

De acordo com Jácome, além de contribuir para a visibilidade dessas ações, o projeto é central para a formação dos discentes de Comunicação.

“Eles escolhem, a partir de atividades registradas, os projetos que poderiam ser objeto de pauta. Há questões de ensino-aprendizagem envolvidas nos processos de produção, pesquisa e apuração, entrevista e edição”, explica o docente, que atualmente coordena a Rádio Terceiro Andar com a professora Sônia Pessoa, também do Departamento de Comunicação Social.

Criada em 2017 por Sônia Pessoa, a web rádio é um projeto de ensino, pesquisa e extensão que leva esse nome em referência ao local da Fafich onde fica seu estúdio de produção.

Pílulas premiadas

Em 2022, o projeto Pílulas de Extensão conquistou o primeiro lugar do 3º Prêmio Rubra de Rádio Universitário na categoria Campanha Institucional. O prémio foi concedido no 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) sediado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A produção reuniu alunos da disciplina Rádio e mídias digitais ao longo de 2021 e 2022 (no evento, a Rádio Terceiro Andar foi também premiada, em terceiro lugar, com o episódio As invenções da UFMG, nesse caso, na categoria Divulgação Científica).

A produções da Rádio Terceiro Andar são veiculadas semanalmente na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM). O conteúdo produzido pode ser encontrado também em seu site, Instagram e Facebook.

Giulia Di Napoli | Assessoria de Comunicação da Proex