Rádio Terceiro Andar lança terceira edição das Pílulas de Extensão

Saúde mental, museus, dança, cinema, libras estão entre os temas da nova série de podcasts sobre a extensão da UFMG

Equipe das Pílulas de Extensão | Foto: Projeto Rádio Terceiro Andar

A Rádio Terceiro Andar, projeto vinculado ao Departamento de Comunicação social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), lançou em junho a terceira edição das Pílulas de Extensão, que integram a 11ª temporada da rádio.

As pílulas são divulgadas todas as semanas nas plataformas de podcast e têm a participação das diversas atividades de extensão da UFMG.

A terceira edição tem episódios sobre o Comunica UFMG, Carro Biblioteca, Campus Cultural Tiradentes, Museu da Escola de Arquitetura, Cinema em Foco, EduDança, Projeto Cavas, Ars Nova – Coral da UFMG, entre outras iniciativas.

O objetivo é contribuir para a visibilidade dessas ações de forma a ampliar o conhecimento por parte da comunidade interna e externa, promover reflexões e debates de interesse social, contar histórias e curiosidades, além de oportunizar a participação de estudantes com a prática profissional.

Cultura, ciência e arte

A estreia foi com o Espaço do Conhecimento UFMG. No episódio, os estudantes Henrique Schimith e Luis Eduardo França apresentam o museu, que foi inaugurado em 2010 para estimular a fruição da cultura, ciência, arte e a produção de saberes.

“Ambiente calmo, no meio da movimentada avenida da região da Savassi, em Belo Horizonte. É a Praça da Liberdade, um espaço amplo localizado no encontro de quatro grandes avenidas da cidade”, descrevem os apresentadores, nos instantes iniciais do episódio.

Em seguida, eles ‘passeiam’ pelo Espaço do Conhecimento, convidam os ouvintes a imergir em uma experiência sensorial, visitam presencialmente as exposições – como Demasiado Humano e Vertentes e dão dicas e informações àqueles que queiram conhecer o Espaço, o qual também ganhou pílulas sobre os Núcleos de Astronomia e de Audiovisual.

Impacto e visibilidade

Os podcasts são apresentados e produzidos por estudantes de graduação e pós-graduação sob a orientação do professor Phellipy Jácome, do Departamento de Comunicação.

O professor diz que o projeto surgiu durante a pandemia do covid-19 como alternativa de divulgação das ações que ocorriam no isolamento social. “Os alunos começaram a desenvolver a identidade sonora, captação dos projetos que seriam divulgados, entrevistas, pessoas impactadas, entre outras atividades, e não pararam mais”, afirma.

O docente destaca que a terceira edição chegará à marca de cerca de 40 iniciativas de extensão contempladas.

Ele ressalta também que as atividades desenvolvidas para levar as pílulas ao ar são fundamentais para a formação dos estudantes e a visibilidade da extensão junto à comunidade acadêmica e externa. “É uma grande oportunidade de contato dos discentes com esses programas e projetos, pessoas e comunidades envolvidas, ao mesmo tempo em que contribuímos para o conhecimento e visibilidade do que é produzido pela Universidade em suas trocas e interfaces com a sociedade”.

As Pílulas de Extensão contam com apoio da Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

A Rádio

A Rádio Terceiro Andar tem esse nome em referência ao pavimento da Fafich onde se localiza o estúdio de produção. Ela foi criada em 2017 como um projeto de ensino, pesquisa e extensão que tem a participação discentes e docentes, sendo coordenada pela professora Sônia Pessoa.

O conteúdo produzido é também disponibilizado no portal da rádio e na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), que, desde 2020, reserva espaço em sua programação para transmissão especial da Rádio Terceiro Andar, às terças-feiras, às 16h15.

Outras informações podem ser obtidas também no Facebook e Instagram.

Vitória Alves | Assessoria de Comunicação da Proex