Revistinha em quadrinhos contribui para ensino da matemática nas escolas

Kits do material são entregues a docentes de escolas públicas de Minas Gerais

Professora de matemática da rede de ensino de Belo Horizonte, Lorena Guimarães foi uma das contempladas com a revista | Foto: Projeto Visitas

O Projeto Visitas, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, distribuiu exemplares da revistinha em quadrinhos Fibo e Sofia para professores e professoras de matemática de escolas públicas de Minas Gerais.

Lançada durante o isolamento social imposto pela covid-19, a revista vem contribuindo para o ensino da matemática em sala de aula. Ela é baseada em jogos e atividades lúdicas, em que as personagens precisam resolver vários desafios. A versão digital pode ser acessada neste link.

Para a escolher os docentes que receberam o material, o projeto promoveu um concurso nas redes sociais a partir de uma oficina on-line.

Foram contemplados professores e professoras da Escola Municipal Prefeito Souza Lima, em Belo Horizonte, Escola Municipal da Vila Pinho, Escola Estadual Professora Inês Geralda de Oliveira e Escola Estadual Nova Contagem, na Região Metropolitana de BH, Escola Estadual São José, de Ubá, entre outras instituições.

Também foram entregues kits à secretaria municipal de Educação da cidade de Dores de Indaiá.

Relações estreitadas

A coordenadora do projeto e professora do Departamento de Matemática da UFMG, Aniura Milanés, afirma que os professores têm conseguido utilizar várias das atividades em suas escolas. “Temos avançado bastante no objetivo de divulgar o lado mais lúdico da matemática e também no de estreitar relações com professores de matemática, principalmente de escolas públicas”.

A revistinha recebeu apoio financeiro do edital de produtos extensionistas da Proex em 2021 e 2022. “Realmente sem esse apoio à revista provavelmente nem existiria, pois os quadrinhos inicialmente existiam apenas como posts no Instagram. Hoje, ela existe na versão impressa e também na versão digital”, acrescenta Aniura.

Revista foi também apresentada em evento internacional sobre divulgação da matemática | Foto: Reprodução Capa

O material foi também apresentado na conferência Matrix x Imaginary 2021 – evento internacional sobre divulgação da matemática.

A expectativa agora do projeto é imprimir e distribuir novos exemplares às escolas e confeccionar um manual impresso sobre a revista com explicações mais detalhadas sobre os jogos contidos nela com o objetivo de auxiliar professores que pretendam usar o material em sala de aula.

Visitas, jogos e oficinas

O Projeto Visitas organiza atividades no Departamento de Matemática da UFMG desde 1997. O projeto tem construído, ao longo dos anos, um rico acervo de atividades lúdicas e jogos matemáticos que são apresentados a turmas de estudantes do ensino básico em visitas programadas e a docentes em oficinas organizadas pela equipe.

As visitas de turmas escolares podem ser agendadas por meio do site.

As atividades podem ser acompanhadas no Facebook, Instagram e YouTube do projeto.

Vitória Alves | Assessoria de Comunicação da Proex