Saberes do picadeiro: projeto do TU une teoria e prática nas artes circenses

Trabalho foi um dos destaques do 26º Encontro de Extensão

 

Projeto foi um dos destaques da extensão na Semana do Conhecimento 2023 / Foto: Divulgação instagram estudocirco

Projeto foi um dos destaques da extensão na Semana do Conhecimento 2023 / Foto: Divulgação instagram estudocirco

A arte circense encanta gerações ao integrar encenação, equilíbrio, ludicidade e humor. Quem executa os movimentos mantém brilho nos olhos e amor pelo trabalho. É o caso de Rafael Mourão, que construiu o personagem Palhaço Sufoco e viaja por diversas cidades espalhando a alegria do circo e proporcionando experiências e lazer para públicos de diferentes idades e classes sociais.

O trabalho de Rafael, que integra o projeto de extensão és TUdo circo (as letras maiúsculas referem-se à sigla de Teatro Universitário da UFMG), mostra como é possível transmitir saberes por meio da arte circense.

O projeto, coordenado pela professora Maria Clara Lemos, do TU, tem o objetivo de promover o reconhecimento da arte do picadeiro como área de estudos e como ambiente de produção de conhecimento. O trabalho foi premiado como um dos Destaques de Extensão (na área de cultura) na Semana do Conhecimento UFMG 2023.

O Circo Vivencial, uma das atividades do projeto, promoverá um encontro no dia 27 de novembro, na sala Otávio Cardoso, no Teatro Universitário, das 14h30 às 17h30. A atividade é aberta a estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da UFMG.

Atualizações do projeto podem ser acompanhadas no Instagram e no Youtube.

Conheça o projeto neste vídeo da TV UFMG.