Semana de Saúde Mental comemora uma década com ampla programação presencial e remota

Evento gratuito terá oficinas, debates, palestras, rodas de conversa, atividades culturais

De segunda a sexta-feira, 16 a 20 de maio, acontece a 10ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG.

O aniversário de uma década do evento tem como tema O Cuidado em Saúde Mental como Direito à Cidadania.

Em 2022 a programação terá atividades presenciais e remotas, como oficinas, debates, palestras, rodas de conversa e atividades culturais.

O evento vai refletir sobre a saúde mental associada aos mais diferentes subtemas, como a pandemia, o racismo, a surdez, os transtornos alimentares e o próprio retorno às aulas após dois anos de regimes de ensino remoto ou híbrido; os crimes da indústria da mineração (rompimentos de barragens) e a psicofobia (preconceito e discriminação contra pessoas com transtornos ou doenças mentais); a burocracia estatal trabalhista, a privatização de sistemas públicos de saúde, a política de saúde mental da UFMG.

A abertura acontecerá segunda-feira, dia 16, às 10h, no Auditório da Reitoria, e terá a conferência A saúde mental e o regime de direitos, da advogada Deborah Duprat, subprocuradora-geral da República aposentada. Formada pela Universidade de Brasília, Deborah foi membro do Ministério Público Federal entre 1987 e 2020, com atuação destacada em defesa dos direitos humanos e de grupos oprimidos.

Na quarta-feira, o evento vai celebrar e divulgar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, conhecido como 18 de Maio, que mobilizará movimentos sociais, coletivos antimanicomiais e a rede pública de atenção em saúde mental. A concentração do Cortejo Antimanicomial acontecerá às 14h na Praça Afonso Arinos, centro de Belo Horizonte.

Identidade visual da 10ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social
| Criação Cedecom UFMG

As informações sobre data, horário e local das atividades podem ser conferidas no site da Semana de Saúde Mental e Inclusão Social. Algumas atividades requerem inscrição prévia por meio de formulários disponíveis na página.

Promovida desde 2013, a Semana de Saúde Mental é organizada e promovida pela Rede de Saúde Mental da UFMG, ligada à Universidade dos Direitos Humanos (UDH), da Pró-reitoria de Extensão. Ela é realizada em parceria com a Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG e conta com a participação de movimentos sociais e usuários dos serviços públicos de saúde mental.

Em 2020 e 2021, o evento foi realizado integralmente em modo remoto em virtude da pandemia de covid-19.

Mais informações estão no site oficial.