Palestra debateu centralidade da educação na efetivação dos direitos humanos | Foto: Eduardo Maia/Proex
O direito à educação motivou reflexões e interações no segundo dia do curso de extensão Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos.
Nesta terça-feira, dia 25 de fevereiro de 2025, os cursistas participaram da aula sobre O lugar da educação na defesa da democracia e dos direitos humanos, que foi ministrada pela professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) Denise Carreira.
O encontro debateu aspectos fundamentais da temática, como a importância da educação de qualidade, as bases legais da educação, a atuação do Estado nas políticas públicas educacionais, o avanço mundial da extrema direita e o papel da educação na construção de projetos de transformação social.
A professora iniciou sua apresentação promovendo um momento de troca de experiências entre os alunos, incentivando-os a compartilhar relatos pessoais. Algumas dessas histórias, repletas de emoção e superação, evidenciaram que, na prática, o direito à educação ainda é um privilégio para muitos.
Cursistas compartilharam experiências pessoais sobre o tema | Foto: Eduardo Maia/Proex
“Porta de entrada” para outros direitos
Ao longo da palestra, Denise Carreira ressaltou que os direitos humanos são indivisíveis e que o direito à educação é essencial para a garantia de outros direitos fundamentais, como saúde e trabalho. “Devemos pensar a educação em conexão com outros direitos”, destacou.
Ela também enfatizou que a educação não se restringe às escolas, mas também está presente nos movimentos sociais e nos diversos espaços comunitários, servindo como ferramenta para as lutas populares e a construção de alternativas que enfrentem os desafios impostos pela atual regressão democrática.
Programação do dia
Além da palestra da professora Denise Carreira, a programação do segundo dia da Escola de Verão contou com o debate “Direito Penal, poder punitivo e direitos humanos no plano internacional”, conduzido pelo professor Rui Dissenha, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A discussão abordou as relações entre o sistema de justiça criminal e os direitos humanos, evidenciando os desafios enfrentados em cenários globais e nacionais.
A 5ª Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos, curso oferecido pela Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e a UFMG, vai até sexta-feira, dia 28. O evento tem proporcionado debates profundos sobre os direitos humanos.
Mais informações estão disponíveis no site e Instagram da Pró-reitoria de Extensão.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail udh@proex.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4065.