Seminário na UFMG aborda contribuições e desafios da extensão nos cursos de licenciatura

Evento promoveu discussões relevantes sobre a formação de professores da educação básica

 

Palestra do professor Helder Eterno (UFU): dimensão pedagógica da extensão | Foto: Ana Clara Bohnenberger

Palestra do professor Helder Eterno (UFU): dimensão pedagógica da extensão | Foto: Ana Clara Bohnenberger

Nos dias 9 e 10 de setembro de 2025, a UFMG sediou a quinta edição do Seminário de Práticas Docentes Vivenciadas nas Licenciaturas.

O encontro promoveu o diálogo com as redes de educação básica e divulgou as atividades desenvolvidas nos cursos de licenciatura da Universidade. Participaram estudantes de licenciatura, professores da educação básica e da UFMG, estudantes de pós-graduação e servidores técnico-administrativos.

O seminário foi organizado pela Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic) e pela Diretoria Universidade e Educação Básica (Dueb). A programação aconteceu no Auditório Nobre do CAD1, com mesas-redondas, palestras e 12 oficinas temáticas, realizadas à noite em diferentes unidades do campus Pampulha.

Articulação e diálogo

Participantes do V Seminário de Práticas Docentes Vivenciadas nas Licenciaturas | Foto: Proex UFMG

Participantes do V Seminário de Práticas Docentes Vivenciadas nas Licenciaturas da UFMG | Foto: Proex

Na abertura, o pró-reitor de Graduação da UFMG, professor Bruno Otávio Soares Teixeira, disse que as políticas propostas pela Comfic se desdobraram em várias ações.

Ele citou como exemplos a inclusão delas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMG (PDI 2024-2029), a Cátedra Fundep Magda Soares de Educação Básica, a Rede Mineira de Formação de Professores e a própria criação da Diretoria Universidade e Educação Básica (Dueb). “Essas ações demonstram o compromisso da UFMG com as escolas de educação básica e a compreensão de que tal articulação precisa ser fortalecida numa perspectiva dialógica”, afirmou Teixeira.

No segundo dia, o pró-reitor de Extensão, professor Glaucinei Rodrigues Corrêa, ressaltou a importância da extensão universitária na formação dos estudantes, especialmente os dos cursos de licenciatura. Ele também abordou outros temas atuais e relevantes da dimensão acadêmica, como os avanços e desafios da implementação da Formação em Extensão nos currículos de graduação da UFMG, conduzida pela Proex e Prograd.

Reflexões fundamentais

Palestra da professora Nilma Lino Gomes | Foto: Ana Clara Bohnenberger

Palestra da professora Nilma Lino Gomes | Foto: Ana Clara Bohnenberger

Glaucinei ainda destacou as contribuições dos palestrantes: “Acrescento a importante contribuição dos palestrantes Nilma Lino e Helder Eterno para a extensão e para a UFMG, trazendo reflexões fundamentais para aprofundarmos a compreensão sobre a importância da extensão universitária”, afirmou.

A programação teve as palestras “Licenciatura e extensão universitária: interconexões, possibilidades e desafios”, ministrada pela professora emérita da FaE/UFMG, Nilma Lino, e “A extensão como dimensão pedagógica na formação docente: desafios e possibilidades”, proferida pelo professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Helder Eterno.

A primeira edição do seminário aconteceu durante a pandemia, em 2020, a partir de uma reflexão da Comissão de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Comfic). Criada no ano anterior, a comissão vinculada à Proex e à Prograd tem a função de propor políticas para a formação inicial e continuada de professores da educação básica.

Carol Carvalho | Assessoria de Comunicação Prograd