Seminário na UFMG debaterá os 60 anos do golpe militar

Programação focaliza a história e as atrocidades da ditadura civil-militar brasileira

Estudantes da UFMG deixam o campus Saúde após a polícia ter impedido, em junho de 1977, a realização de Encontro da UNE | Acervo Projeto República / UFMG

O Laboratório de História do Tempo Presente (LHTP) da UFMG promove o seminário 1964 e a ditadura militar no quadro transnacional: novas perspectivas historiográficas.

O evento ocorrerá de segunda a quarta, 25 a 27 de março de 2024, a partir das 9h, no Auditório Sônia Viegas da Fafich (campus Pampulha UFMG).

O seminário reunirá pesquisadores de todo o país que oferecem contribuições acadêmicas relevantes para os debates e reflexões sobre a história da ditadura brasileira e os desafios da construção democrática no Brasil e na América Latina.

A participação de ouvintes é gratuita. A programação prevê mesas-redondas e o ciclo de apresentação de pesquisas do LHTP. A inscrições para as mesas estão esgotadas, mas ainda há vagas para o ciclo de pesquisas do LHTP (inscreva-se).

“Descomemorar”

A ideia é aproveitar a efeméride de 60 anos do golpe de 1964 não para comemorá-lo – tomando a expressão no sentido de celebração –, mas como oportunidade para discutir questões de grande relevância na história recente e plenas de atualidade. O golpe de 1964 tornou-se marco inquestionável, tanto na história brasileira como na América do Sul, já que abriu caminho para a mais longa ditadura da história brasileira e para um um ciclo de regimes autoritários assemelhados nos países vizinhos.

Aula pública e lançamento de livro

A Faculdade de Educação (FaE/UFMG) também organizará atividades alusivas à data. Na quarta (27), das 8h as 11h, e quinta (28), das 19h30 às 22h, serão promovidas aulas públicas no Auditório Neidson Rodrigues sob o tema: O golpe de 1964, a ditadura e a educação no Brasil: uma história inconclusa.

As aulas serão também transmitidas pelo YouTube da FaE. Na ocasião, haverá o lançamento da obra Educação e Direitos Humanos em Tempos de Resistência.