Servidores da UFMG aprendem como transformar ideias em atividades de extensão

Primeira oficina do semestre do curso “Extensão Acadêmica na Prática” também esclareceu dúvidas dos participantes 

 

Servidores discutiram formas de transformar ideias em atividades de extensão | Foto: Eduardo Maia/Proex

Servidores discutiram formas de transformar ideias em atividades de extensão | Foto: Eduardo Maia/Proex

Foi realizada na tarde de quinta-feira, dia 26 de setembro, a oficina 1 do curso de capacitação Extensão Acadêmica na Prática, relativo ao segundo semestre de 2024.

O encontro teve a participação significativa de professores e técnicos administrativos de diversas unidades da UFMG e foi realizado no Auditório 2 do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) – campus Pampulha. O tema foi: Tenho uma ideia, como faço para transformá-la em atividade de extensão? Como elaborar projetos sociais: diagnóstico, objetivos e metas.

Participaram servidores da Faculdade de Letras (Fale), Centro Esportivo Universitário (CEU), ICB, Instituto de Ciências Exatas (ICEx), Coltec, Centro Pedagógico (CP), Pró-reitoria de Extensão (Proex), Diretoria de Relações Internacionais (DRI), entre outras unidades.

Compreensão e ideias em prática

Os participantes puderam compreender melhor a extensão, seu conceito, escopo, modalidades, diretrizes, normativas e relevância do ponto de vista acadêmico e social. Foram esclarecidas dúvidas dos cursistas, correlacionando-as a questões cotidianas que chegam à Proex.

O encontro abordou também a elaboração de projetos de extensão em diálogo com projetos sociais e em direitos humanos. Os participantes compartilharam ideias e vislumbraram a oportunidade de tirá-las do papel para transformá-las em atividades socialmente referenciadas que ajudem a fortalecer a relação da Universidade com os outros setores da sociedade – objetivo primordial da extensão universitária.

A oficina foi ministrada pelas professoras Gleide Fernandes de Avelar e Maria Guiomar Frota, respectivamente diretoras de Apoio à Gestão da Extensão e da Universidade dos Direitos Humanos.

O material de referência da oficina está disponibilizado na plataforma Moodle.

O curso Extensão Acadêmica na Prática é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e da Pró-reitoria de Recursos Humanos (ProRH).

A atividade é gratuita, sendo 40 vagas destinadas a docentes e técnico-administrativos da Universidade em cada oficina, que aborda uma temática específica e distinta.

As inscrições para participação nas próximas oficinas serão divulgadas por meio dos canais de comunicação da Proex e e-mail institucional dos servidores.