UFMG capacitará mais de 1,6 mil professores da rede municipal de Contagem

Cursos de extensão serão oferecidos a educadores do ensino infantil, fundamental e EJA

Educadores da rede vão participar de capacitação com foco em leitura e escrita | Foto: Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca/Prefeitura de Contagem

Com o objetivo de contribuir com a formação continuada de educadores da rede municipal de ensino, a UFMG e a Prefeitura de Contagem lançaram o Programa de Aperfeiçoamento Docente (PAD). A inciativa ofertará três cursos para capacitar 1.690 profissionais que atuam na educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os cursos de extensão, que serão coordenados por professores da Faculdade de Educação (FaE/UFMG), vão atender a demandas da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e das escolas do município. As atividades serão desenvolvidas de forma integrada e dialógica com os profissionais que se dedicam à educação de estudantes de perfis e faixas etárias distintos.

Formações

O curso Leitura e Escrita na Educação Infantil, coordenado pela professora Mônica Correia Baptista, do Departamento de Administração Escolar, será oferecido a profissionais da educação infantil e do primeiro ano do ensino fundamental.

O objetivo é possibilitar que os educadores desenvolvam com qualidade o trabalho com a linguagem oral e a escrita nas creches e pré-escolas, de forma a garantir o direito a educação pública, democrática e integral para crianças atendidas nessas instituições.

“A expectativa é de que a formação empodere nossos professores para que eles reflitam sobre as práticas e saberes da leitura e da escrita e encontrem respostas para os problemas que encontram no dia a dia”, afirma a professora Mônica Correia Baptista.

Será oferecido ainda o curso Docência, educação integral e territórios educativos: construindo cartografias participativas, coordenado pela professora Lúcia Helena Alvarez Leite, também do Departamento de Administração Escolar. A formação promoverá reflexões críticas acerca da Educação Integral no âmbito do ensino fundamental.

Por sua vez, o curso Produção de Cadernos Pedagógicos em Educação de Jovens e Adultos, coordenado pelo professor Heli Sabino de Oliveira, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, tem o objetivo de capacitar os professores da EJA por meio do desenvolvimento e sistematização de práticas contextualizadas com a realidade dos estudantes, as quais serão consolidadas em cadernos pedagógicos.

As matrículas, cronograma e critérios de participação serão disponibilizados nos sites dos cursos.

Interlocução promissora

Sandra Goulart e Claudia Mayorga durante assinatura do convênio: fortalecimento das políticas públicas e da carreira docente | Fernando Dutra/Prefeitura de Contagem

O Programa de Aperfeiçoamento Docente (PAD) foi apresentado à rede municipal de ensino de Contagem na terça-feira, dia 15, durante evento on-line transmitido pelo YouTube do canal da Educação de Contagem.

Na quarta-feira, dia 16, ocorreu a assinatura do convênio para a execução do programa. Durante o ato, a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, ressaltou a presença da Universidade em parcerias por todo o Estado e a interlocução com o poder público. “É uma satisfação poder contribuir em áreas que para nós são muito caras. Temos um compromisso com a educação básica. Essa parceria colabora com nossos objetivos de contribuir com as políticas públicas e com a sociedade”, destacou.

A pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, afirma que a parceria nasceu de articulação iniciada há um ano. “Veio de uma construção coletiva, a qual será muita promissora para a formação continuada de professores. Essa atuação é uma das nossas políticas prioritárias, por meio da qual buscamos fortalecer as políticas públicas de educação com impacto no ensino, pesquisa e extensão”.

A secretária de Educação de Contagem, Telma Fernanda Ribeira, também vislumbra com otimismo a parceria. “Trata-se de um importante convênio, com uma das maiores universidades do Brasil. Temos certeza que impactará bastante na qualificação dos nossos professores e professoras e, consequentemente, na qualidade do ensino de nossas crianças e estudantes, na perspectiva da formação integral e integrada que defendemos”, disse.

O Programa de Aperfeiçoamento Docente (PAD) integra Acordo de Intenções firmado entre ambas as instituições. Ele visa à cooperação técnico-científica e de extensão e prevê, até março de 2026, uma série de projetos e programas de interesse comum nas mais diversas áreas com objetivo de formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas intersetoriais e interseccionais.

Assessoria de Comunicação da Proex (com informações da Prefeitura de Contagem)