UFMG comemora seus 95 anos no Domingo no campus; confira a programação do evento

Edição comemorativa terá oficinas, roda de capoeira, feira de adoção, Ars Nova, Raquel Bolinho, entre outras atrações gratuitas para toda a comunidade

Crianças se divertem com massinhas e componentes da eletrônica na última edição do Domingo no campus, realizada em 5 de junho de 2022 | Foto: Foca Lisboa/UFMG

A 18ª edição do Domingo no campus será neste domingo, dia 4 de setembro, das 9h às 13h.

O evento vai oferecer cerca de 30 atrações gratuitas, que incluem uma atração especial em homenagem aos 95 anos da Universidade, em frente ao prédio da Reitoria, com direito a bolo de aniversário, e apresentação do Ars Nova – Coral da UFMG.

A programação também terá oficinas de percussão, bordado livre, origami, fotografia e de educação ambiental, Tô de boa, to no campus, feira agroecológica, xadrez, caminhada, roda de capoeira, ultimate frisbee, programa Estação Ecológica, feira de adoção de animais e o Espaço Inclusivo Praia, que retorna à agenda de eventos depois de três anos.

O Domingo no campus terá ainda intervenção cultural da artista visual e grafiteira, Raquel Bolinho, piquenique musical do Grupo Bambulha, shows do grupo Arequipa e de Alan da Silva Melo, inauguração da exposição Memória Moderna: coleção Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, entre outras atrações.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público da comunidade interna e externa da Universidade e a pessoas de todas as idades.

Os eventos estão distribuídos pelo campus de acordo com os respectivos pontos de referência, como gramado e o entorno reitoria, Praça de Serviços, bosque da Escola de Música, Avenida Mendes Pimentel (principal do campus) em frente ao bosque e à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).

Retorno

O Domingo no Campus tem o objetivo de abrir os espaços ao ar livre dos campi da UFMG para que a comunidade universitária e pessoas da comunidade externa possam usufruir de atividades de lazer, esporte, arte e cultura.

Depois de três anos de interrupção – em razão de restrições orçamentárias e, posteriormente, da pandemia de covid-19 –, o evento voltou a reunir a comunidade da UFMG e a população de Belo Horizonte no campus Pampulha, no último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na ocasião, cerca de 1,5 mil pessoas – um recorde de público na história do evento – participaram das várias atividades culturais, recreativas e esportivas ofertadas durante o dia.

Uma terceira edição está programada para este ano: será no dia 25 de setembro, no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, em Montes Claros.

Outras informações podem ser obtidas nesta página.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br ou telefone (31) 3409-3215.