O programa Observatório de Teorias e Práticas em Educação Especial e Educação Inclusiva, da UFMG, capacitará mais de 200 profissionais da educação inclusiva e especial de Nova Lima e acompanhará as escolas de rede municipal que atuam no atendimento especializado de estudantes com deficiência.
As ações estão previstas em parceria firmada entre a Universidade e a Secretaria Municipal de Educação de Nova Lima. O objetivo é contribuir para a qualificação dos professores e levantar informações que vão orientar a formulação de políticas públicas inclusivas e de enfrentamento aos desafios relativos à inclusão.
As atividades serão executadas, nos próximos 15 meses, por professores e estudantes de graduação e pós-graduação no âmbito de projetos de extensão vinculados ao Departamento de Psicologia (Fafich) e à Faculdade de Educação (FaE), sob gestão administrativa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/Face).
O plano de trabalho prevê oficinas, análise do projeto pedagógico da escola, entrevistas com pais, professores e gestores, oferta de disciplina na Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão, plataforma digital de formação docente, entre outras atividades.
Modelo de inclusão
O ato simbólico que selou a cooperação ocorreu, na UFMG, na terça-feira, dia 20 de dezembro, com a participação de gestores e representantes de ambas as instituições.
No evento, o secretário Municipal de Educação, Pedro Dornas, disse que vislumbra avanços importantes na educação do município, a partir da cooperação. “Ela representa um importante passo para criarmos e consolidarmos um modelo de educação inclusiva em Nova Lima”.
Atualmente, a rede de ensino do município tem mais de 300 estudantes que necessitam desse tipo de atendimento.
Segundo o diretor da Fafich, Bruno Reis, o programa de extensão nasce de uma sinergia entre diversos setores. “A expectativa é que a iniciativa cresça cada vez mais e germine várias projetos relevantes, que serão campo de formação para nossos estudantes”.
Qualidade e impacto
A coordenadora do programa e professora do Departamento de Psicologia da UFMG, Érika Lourenço, afirma que a parceria começou a ser desenhada em dezembro de 2021. As experiências iniciais foram feitas com a Escola Ana do Nascimento Souza de Educação Especial.
“Apesar de inicialmente modesta, a parceria ganhou corpo ao longo do tempo e, agora, vai se estender às demais escolas e incorporar várias ações. Estamos bastante animados com a proposta de contribuir para a qualidade dessas instituições”, destaca Érika.
A pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, salienta que a “cooperação fortalecerá as políticas públicas de educação inclusiva e a relação da Universidade com a educação básica e demais setores da sociedade, além de gerar impacto na formação dos estudantes envolvidos nas ações”.