UFMG divulga programação da escola de verão sobre Direitos Humanos

Aulas vão contar com a participação de mais de 300 cursistas; inscrições se encerram no dia 20 ou até o limite de vagas

Aula sobre papel da Comunicação no fortalecimento dos Direitos Humanos será ministrada pelo professor Juarez Guimarães da UFMG  Foto Eduardo MaiaProex

Aula sobre Comunicação para fortalecimento dos Direitos Humanos será ministrada pelo professor Juarez Guimarães Dias da UFMG | Foto: Eduardo Maia/Proex

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) divulgou a programação da edição de 2024 da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos, que neste ano será realizada presencialmente, de 5 a 9 de fevereiro, no campus Pampulha da UFMG.

Em sua quarta edição, a Escola de Verão terá a participação de mais de 300 cursistas previamente inscritos. As inscrições se encerram no dia 20 de janeiro ou até o preenchimento das vagas disponíveis.

Veja a programação:

Segunda-feira, 5 de fevereiro
9h às 12h – Aula de Abertura: 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Direitos Humanos para quem?
Professora Maria Guiomar da Cunha Frota (UFMG, Brasil)

14h às 17h – Direitos Humanos e Gênero: neoconservadorismo, direitos sexuais e reprodutivos, prevenção ao assédio moral e sexual.
Professora Luana Renostro Heinen (UFSC, Brasil)

Terça-feira, 6 de fevereiro
9h às 12h – Corrupción y Derechos Humanos (em espanhol)
Professor Claudio Nash (Universidad de Chile)

14h às 17h – Direitos Humanos e Sexuais e as ações afirmativas para pessoas trans e travestis
Professor Renato Duro Dias (FURG, Brasil)

Quarta-feira, 7 de fevereiro
9h às 12h – La Territorialidad y el fortalecimiento de los Derechos Humanos (em espanhol)
Professor Facundo Alvarez (Universidad de Mar del Plata, Argentina)

14h às 17h – O Direito à Alimentação: o humano e a natureza na utopia do bem viver
Professora Mariana Wiecho V. de Castilho (UnB, Brasil)

Quinta-feira, 8 de fevereiro
9h às 12h – Violencia Institucional y Derechos Humanos (em espanhol)
Professora Ines Robles (Universidad de Valparaíso, Chile)

14h às 17h – Sistema e ferramentas de proteção dos direitos humanos: o Caso do Brasil
Professora Bruna Junqueira Ribeiro (UFG, Brasil)

Sexta-feira, 9 de fevereiro
9h às 12h – Dimensões afetivas e estratégicas da Comunicação para os Direitos Humanos
Professor Juarez Guimarães Dias (UFMG)

14h às 17h -Saúde Mental e Direitos Humanos
Professoras Teresa Kurimoto (UFMG) e Regina Celi (UFMG)

Baixe a programação completa em PDF.

A carga horária será de 30 horas/aula e haverá certificado emitido pela UFMG para os participantes que concluírem 75% das atividades.

Imersão

O objetivo é promover reflexões aprofundadas sobre teorias, práticas, lutas e desafios que caracterizam os direitos humanos no Brasil e nos demais países da América Latina.

As aulas serão ministradas por docentes de universidades públicas vinculadas à Cátedra de Direitos Humanos da AUGM. Os palestrantes vão propor uma abordagem multidisciplinar, enfatizando aspectos históricos, políticos, sociais, educacionais, jurídicos, subjetivos e culturais. “A Escola de Verão vai possibilitar uma verdadeira imersão dos cursistas no campo dos direitos humanos”, frisa a coordenadora do curso e pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga.

Integração

A AUGM reúne diversas universidades do Brasil, incluindo a UFMG, e de outros países da América Latina. A escola é apenas uma dentre as diversas ações promovidas pela Associação para fortalecer a pauta dos direitos humanos no continente e a integração e cooperação entre os países da região.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail udh@proex.ufmg.br ou telefone (31) 3409-4065.

Acompanhe as atualizações da Escola de Verão por meio desta página e redes sociais da Pró-reitoria de Extensão (@extensaoufmg).