UFMG intensifica apoio à extensão na volta ao presencial

Retomada conjunta de programas contempla bolsas aos Cenex, atividades para promoção dos direitos humanos e extensão na pós-graduação

Em março de 2020, as atividades de extensão da UFMG foram forçadas, repentinamente, a suspender suas atividades por conta da pandemia da covid-19. Naquele momento, caracterizado por incertezas e a necessária medida de isolamento social –, programas, projetos e cursos continuaram, no entanto, a interagir com as comunidades, mesmo que a distância, e se reinventaram para atuar de forma remota.

Outra marca relevante dessa atuação foi o combate às crises sanitária, social e econômica provocadas pela covid-19 e às suas consequências avassaladoras sobre os grupos sociais mais vulneráveis da população.

Fortalecida nesse contexto, atualmente a extensão da UFMG retorna gradualmente às atividades presenciais. Para contribuir para a implantação, desenvolvimento e aprimoramento das ações, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) lançou conjuntamente quatro diversos editais de fomento.

EditalPrazo de submissão
Formação em extensão11/04 a 24/04
Democratizar02/05 a 13/05
Apoio aos Cenex11/04 a 24/04
Produtos da extensão15/06 a 15/07

Formação em extensão na pós-graduação

O edital 02/2022 buscará contribuir para atividades de formação em extensão que articulem a atuação de bolsistas da graduação e da pós-graduação.

Lançado em parceria com a Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG), o edital apoiará propostas que preveem a participação integrada de estudantes de graduação e de pós-graduação, nível mestrado e doutorado, em programas, projetos e cursos.

O prazo de submissão já está aberto e vai até 24 de abril pelo Sistema de Fomento. Serão aceitas até duas propostas por programa de pós-graduação. Apenas coordenadores – docentes em efetivo exercício – indicados pelos colegiados poderão apresentá-las.

A participação integrada dos discentes na atividade é fundamental para a validação da inscrição. Os estudantes de graduação devem, necessariamente, ser assistidos pela UFMG (níveis I, II e III) ou ter ingressado pelo sistema de cotas. No caso dos estudantes da pós-graduação, será dada preferência aos que entraram na UFMG por meio das ações afirmativas.

Democratizar

Em sua segunda edição, o edital democratizar (03/2022) apoiará programas, projetos e cursos com foco nos direitos humanos e na democratização da participação de estudantes em atividades de extensão. As inscrições devem ser feitas de 2 a 13 de maio de 2022.

As atividades comtempladas vão receber bolsas, na modalidade Pbext Ação Afirmativa, que serão destinadas a estudantes que são mães, a travestis e transexuais, a alunos com deficiência ou que ingressaram pelo sistema de cotas e estão classificados pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

Podem ser proponentes servidores docentes ou técnico-administrativos da UFMG. Cada proposta poderá solicitar até duas bolsas.

O programa, projeto ou curso contemplado deverá ser desenvolvido por, no mínimo, dois terços de pessoas vinculadas à UFMG: docentes, servidores técnico-administrativos ou estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou de pós-graduação.

Os recursos do edital Democratizar são provenientes de emenda parlamentar de autoria da Gabinetona, mandato coletivo liderado por mulheres mineiras com assento nos legislativos municipal, estadual e federal.

Apoio aos Cenex

Atividade de extensão no Museu de História Natural e Jardim Botânico, espaço da Universidade que recentemente reabriu para visitas presenciais de escolas e grupos | Arquivo MHNJB

Já o edital 04/2022 vai conceder bolsas aos Centros de Extensão (Cenex) das unidades acadêmicas. As inscrições já estão abertas e seguem até 24 de abril.

As propostas devem levar em consideração a participação dos estudantes de graduação em atividades que contribuam para o aprimoramento da gestão, divulgação científica e avaliação da extensão universitária no âmbito desses órgãos colegiados. Poderá ser solicitada uma bolsa por Cenex.

Somente docentes em efetivo exercício na UFMG e docentes coordenadores dos Cenex poderão apresentar atividade, que deve ser submetida via Sistema de Fomento da Proex.

Desenvolvimento de produtos da extensão

A Proex também publicou o edital 05/2022 para apoio ao desenvolvimento de produtos destinados às redes públicas de educação infantil, básica ou profissional. Poderão ser apresentadas, por exemplo, propostas de cartilha, manual, livro, e-book, informativo, jogo ou objeto educativo, produto audiovisual, website e aplicativo para computador e dispositivos móveis.

Servidores docentes ou técnico-administrativos da Universidade poderão inscrever a atividade de 15 de junho a 15 de julho.

Material de consumo e pagamento de pessoa jurídica são os itens financiáveis.

A ação que dará origem ao produto pleiteado deve atender aos conceitos de extensão universitária, conforme estabelecido pela Política Nacional de Extensão Universitária (Pneu).

Todas as propostas submetidas aos respectivos editais devem estar previamente registradas e atualizadas no Sistema de Informação da Extensão (Siex).

Elas serão são analisadas e aprovadas pela Câmara de Extensão.

Dúvidas podem  ser esclarecidas pelo e-mail fomento@proex.ufmg.br