UFMG lança edital para articular ensino, pesquisa e extensão

Chamada visa apoiar projetos de docentes recém-contratados; inscrições começam no dia 25 de julho

Professores recém-chegados no saguão da Reitoria: recepção com boas notícias |Foto: Foca Lisboa/UFMG

Na quarta-feira, dia 6 de julho, durante evento de recepção aos novos docentes da Universidade no auditório da Reitoria, a UFMG lançou edital para apoio financeiro a projetos que articulem ensino, pesquisa e extensão.

A chamada é uma iniciativa conjunta das Pró-reitorias de Extensão (Proex), Graduação (Prograd), Pesquisa (PRPq) e Pós-Graduação (PRPG).

Serão apoiados projetos que articulem as três principais dimensões acadêmicas da Universidade, coordenados pelos docentes recém-contratados. As inscrições de propostas começam no dia 25 de julho e seguem até 16 de setembro (às 16h).

O objetivo é contribuir para o engajamento de docentes nessas atividades e estimular ações inovadoras que contribuam significativamente para a qualidade e melhoria do ensino nos cursos de graduação e pós-graduação e das atividades de extensão e pesquisa na UFMG.

O edital lançado visa também contribuir para o acolhimento dos novos professores, promover melhorias no ensino (de graduação e pós-graduação), na pesquisa e na extensão e contribuir com a política de inovação da UFMG, marcada por abordagem transversal e pela união das vertentes tecnológica e pedagógica.

Submissões

As propostas poderão ser submetidas por docentes que atendam simultaneamente a estes dois requisitos: ter ingressado no quadro a partir de 2020, exceto na Classe de Professor Titular, e estar ativo e em efetivo exercício.

Cada professor poderá apresentar apenas uma proposta, que deve ser submetida, exclusivamente, pelo Sistema de Fomento da Reitoria (interessados devem preencher os campos solicitados no sistema).

Os projetos selecionados serão contemplados com até R$ 20 mil, que poderão cobrir despesas como pagamento de bolsas, material permanente e de consumo. As atividades terão prazo máximo de 24 meses para execução. Os candidatos serão avaliados por comissão com representantes das quatro câmaras acadêmicas – graduação, extensão, pesquisa e pós-graduação.

No anexo 2 da chamada, os docentes encontram informações e referências que podem auxiliar na elaboração de projetos de ensino-aprendizagem e de extensão.

O resultado preliminar será divulgado a partir de 7 de novembro, e o resultado final, após prazos relacionados à interposição de recursos.

A chamada é viabilizada pelo Fundo Fundep, criado em 1986, a princípio para apoiar a pesquisa. Em 1997, passou a ser destinado a suporte a todas as áreas acadêmicas. Após alguns anos suspenso, o fundo aporta R$ 984.858,43 em 2022.