Professoras da rede municipal de Belo Horizonte em atividade de formação na UFMG | Foto: Acervo UFMG
A Pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Graduação (Prograd) acabam de lançar o edital Licenciatura na Extensão (Licex), que visa incentivar graduandos dos cursos de licenciatura da UFMG a participarem de atividades de extensão.
Com foco na formação de professores de educação básica, a iniciativa inédita concederá bolsas acadêmicas para programas ou projetos desenvolvidos em escolas públicas.
Servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade podem submeter propostas até 22 de abril pelo Sistema de Fomento da Proex.
Oportunidade e compromisso
A pró-reitora adjunta de Extensão, Carmen Vergara, destaca que o edital oferece “uma grande oportunidade para os discentes se envolverem diretamente com a comunidade escolar e desenvolverem competências profissionais essenciais”.
Segundo ela, com a iniciativa, “a Universidade reafirma o compromisso institucional com a formação dos futuros docentes, respondendo às necessidades educacionais e ampliando as possibilidades de intervenção positiva por meio da extensão universitária”.
Para a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria José Flores, o edital aproxima a educação básica da extensão e tem potencial para envolver todas as áreas. “Serão criados espaços formativos comuns, reunindo docentes da educação básica, da universidade e estudantes, promovendo a construção de conhecimento nas e com as escolas”, afirma.
O edital Licex está alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024-2029) da UFMG, com as diretrizes da Formação em Extensão Universitária (FEU) e com a Rede Mineira de Formação de Professores, iniciativa criada em janeiro deste ano pelo Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes/MG).
Propostas
Serão priorizadas atividades vinculadas a unidades acadêmicas com cursos de licenciatura. Porém, será possível a participação de docentes de outras unidades, desde que vinculados a esses cursos. Se os programas ou projetos forem executados fora dos espaços escolares, as escolas devem estar diretamente envolvidas.
Cada proponente poderá solicitar até três bolsas. O número de bolsas deve ser informado na submissão, sendo possível solicitar bolsas nas modalidades Pbext e Pbext Ação Afirmativa.
As propostas serão analisadas e julgadas pela Câmara de Extensão. Elas devem seguir os conceitos e diretrizes da extensão universitária, caracterizar-se como programas ou projetos de extensão e estar cadastradas e atualizadas no Sistema de Informação da Extensão (Siex).
A lista preliminar com as atividades aprovadas será divulgada no dia 16 de maio, e a final, no dia 30 de maio, no site da Proex.