UFMG lança Rede de Agricultura Familiar e Agroecologia nesta terça-feira

A Rede de Agricultura Familiar e Agroecologia (Rafa/UFMG) será lançada nesta terça-feira, dia 19 de abril, às 19h, em evento aberto ao público, que será transmitido pelo YouTube.

Em estruturação desde o ano passado, a rede é uma iniciativa de docentes e membros da comunidade acadêmica que desenvolvem estratégias para o apoio à agricultura familiar e à agroecologia. Algumas das atribuições da rede compreendem a criação de planos de ações para políticas públicas, análises e levantamentos, além da contribuição na formação de agricultores.

O evento de apresentação da rede reunirá os professores Matheus Ramirez, da Escola de Veterinária da UFMG, e Irene Cardoso, da Universidade Federal de Viçosa, a deputada Marilene Alves de Souza e o diretor de política agrícola e cooperativismo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais, Marcos Vinícius Dias Nunes. A participação requer inscrição prévia, por meio de preenchimento de formulário.

Apresentação do cantador popular Farinhada e rodas de conversa são outras atrações do evento, que também contará com a presença da reitora Sandra Regina Goulart Almeida e da pró-reitora de Extensão da UFMG, Cláudia Mayorga.

A equipe da RAFA/UFMG é diversa e atuante nas causas da Agricultura Familiar e Agroecologia.

Possui representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais, da Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural, do CONSEA, do CEDRAF, da AMEFA, da Associação dos Horizontes Agroecológicas, SEDESE, FETRAF, MST, AUÊ, Desenvolvedores da Openfood Brasil, assessores parlamentares e UNICAFES-MG.

Na perspectiva Universitária participam professores que representam grupos que atuam com temáticas nas áreas das ciências agrárias, geociências, educação, nutrição e economia.

Programação completa

19h – Apresentação artística (Abertura) – Farinhada, cantador popular e agente cultural
19h10 – Momento institucional – Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG
19h20 – Momento institucional – Cláudia Andrea Mayorga Borges, pró-reitora de extensão UFMG.
19h30 – Apresentação da RAFA-UFMG – Matheus Anchieta Ramirez, professor e pesquisador da Escola de Veterinária UFMG
19h40 – Roda de conversa – Marilene Alves de Souza (Leninha), deputada na assembleia legislativa de Minas Gerais
19h50 – Roda de conversa – Irene Maria Cardoso, professora da Universidade Federal de Viçosa
20h – Roda de Conversa – Marcos Vinicius Dias Nunes, diretor de política agrícola e cooperativismo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais