UFMG oferece curso de extensão sobre ecologia do fogo

Formação vai focalizar questões prática e teórica relacionadas ao manejo do fogo; participação é gratuita

Participantes vão aprender a usar o fogo de forma eficaz e segura | Foto: Brigada 1

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do curso de extensão Ecologia do Fogo.

O curso é oferecido pelo Departamento de Genética, Ecologia e Evolução (DGEE), do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, e será realizado de 15 a 17 de novembro de 2023.

A formação é gratuita e aberta a todos os interessados no tema, em especial brigadistas florestais voluntários, bombeiros, analistas ambientais e gestores de Unidades de Conservação, professores, pesquisadores e estudantes.

Serão ofertadas 30 vagas. As inscrições são realizadas por meio de formulário eletrônico. A participação garante certificado de 24 horas.

Manejo adequado

Realizadas no Parque Nacional da Serra do Cipó (município de Santana do Riacho), as aulas teórica e prática vão abordar questões sobre o manejo integrado do fogo e seu papel na gestão de incêndios florestais, na preservação dos ecossistemas e na manutenção do equilíbrio do planeta.

O objetivo é compartilhar conhecimentos sobre a ciência da ecologia do fogo e estimular discussões, trocas de informações e formação de parcerias.

O curso é oferecido em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG) e a ONG Brigada 1.

Outras informações estão no Instagram

Giulia Di Napoli | Assessoria de Comunicação da Proex