UFMG participa da 13ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Programação terá sessão de filmes e oficina gratuitas

Evento tem programação gratuita | Foto: Divulgação MCDH

Belo Horizonte recebe, de 18 a 22 de março de 2024, a 13ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos.

A programação, com entrada franca, será oficialmente aberta nesta terça-feira, dia 19, às 18h, no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza, BH).

A cerimônia terá a participação da Diretora da Universidade dos Direitos Humanos (UDH/Proex), Maria Guiomar da Cunha Frota, e a sessão Nas Asas da Pan Am (2020, 115 min, livre), filme de Silvio Tendler, cineasta homenageado pelo evento.

Até sexta, no Cine Santa Tereza, serão exibidas produções de profissionais escolhidos por terem relação direta com temas como racismo, direitos das mulheres, de pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+.

Cinema e educação

A programação oferecerá a oficina Cinema, educação e direitos Humanos (formulário de inscrição) no Auditório Baesse (4º andar da Fafich), campus Pampulha da UFMG. A atividade é voltada principalmente para professores da educação básica de escolas públicas, arte-educadores e educadores que atuam em espaços formais ou não formais de educação.

Com o tema Vencer o ódio, semear horizontes, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e produção local do grupo de pesquisa Poéticas da Experiência do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM/UFMG).

O evento é realizado nas 26 capitais e Distrito Federal pelo Ministério da Cultura e Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

Outras informações estão no Instagram e site do evento.