UFMG participa de mutirão em prol da população em situação de rua

UDH e Polos de Cidadania vão promover contação de estórias e rodas de conversa sobre os direitos dessas pessoas

 

UFMG é uma das organizações parceiras do evento | Foto: Divulgação TJMG

A UFMG marcará presença em mais uma edição da Rua de Direitos. O evento contará com a participação da Universidade dos Direitos Humanos (UDH), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), e do programa Polos de Cidadania, da Faculdade de Direito.

O mutirão será realizado neste sábado, dia 28, das 9h às 15h, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), região central de Belo Horizonte. A iniciativa é do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e 24 organizações parceiras.

Atividade em direitos humanos promovida pela UFMG no Domingo no Campus | Foto: UDH/Proex

Atividade em direitos humanos promovida pela UFMG no Domingo no Campus | Foto: UDH/Proex

A UDH promoverá a atividade Essa Rua tem Estórias, em que a população em situação de rua será convidada a relatar suas trajetórias.

Com mediação da contadora de histórias Suzene Furtado, a atividade buscará mostrar que essas pessoas têm valores e sentimentos diversos e são capazes de enfrentar muitos desafios, desde que sejam ouvidas e tenham acesso às políticas públicas, como de trabalho, de saúde, de moradia e de educação. As estórias serão gravadas no evento para divulgação nas redes sociais.

O programa Polos vai organizar rodas de conversa com a população em situação de rua com o objetivo de promover a escuta e o diálogo sobre cuidados e atenção em direitos humanos e cidadania, em sintonia com a Constituição Federal de 1988 e as políticas de promoção, proteção e defesa dos direitos dessas pessoas.

Para conhecer um pouco mais sobre os desafios e as trajetórias vividos por essa população, o programa UDH Convida entrevistou o assistente social Jadir de Assis, que se engaja, há mais de 20 anos, em projetos voltados para as pessoas em situação de rua. A entrevista será lançada em novembro.

Serviços gratuitos

O mutirão Rua de Direitos vai oferecer diversos serviços gratuitos para a população em situação de rua da capital, como emissão de documentos de identificação civil, atendimento previdenciário e assistencial, orientação e atendimento jurídico, atendimento odontológico e psicológico, atendimento veterinário, orientações para acesso a oportunidades de emprego e corte de cabelo (outras informações dos serviços oferecidos).

Encontro de comitês

Além disso, um dia antes do mutirão, na sexta-feira, dia 27, às 9h, a UFMG e o TJMG – por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e do Comitê Pop Rua/Jus – vão realizar o 1º Encontro Nacional de Comitês Judiciais de Atenção às Pessoas em Situação de Rua.

O encontro visa possibilitar a troca de experiências sobre as boas práticas de implementação da Resolução nº 425/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.

O evento será realizado no edifício-sede do tribunal (Avenida Afonso Pena, 4001, bairro Serra, Belo Horizonte). O encontro será realizado, também, de forma virtual, com transmissão, ao vivo, pelo YouTube. As informações sobre as inscrições, que terminam nesta quarta (25/10), podem ser obtidas neste site.

Assessoria de Comunicação da Proex (com informações da Assessoria de Comunicação do TJMG)