UFMG participa do Fórum Internacional de Direitos Humanos da AUGM

Evento reuniu acadêmicos, especialistas e representantes de universidades públicas da América Latina 

 

Fórum foi realizado na Universidade de Quilmes (Argentina) de 23 a 25 de outubro | Foto AUGM

Fórum foi realizado na Universidade de Quilmes (Argentina) de 23 a 25 de outubro | Foto: AUGM

A UFMG participou da quarta edição do Fórum Internacional de Direitos Humanos, realizada de 23 a 25 de outubro na Universidade Nacional de Quilmes (UNQ), Argentina, sob o tema: A universidade como direito humano. A construção de espaços democráticos e de resistência solidária.

O evento foi promovido pela Cátedra Aberta de Direitos Humanos da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e contou com conferências, painéis de debate e reuniões da cátedra.

A UFMG foi representada pela professora da Escola de Ciência da Informação (ECI) e diretora da Universidade dos Humanos (UDH/Proex), Maria Guiomar Frota, que foi uma das expositoras de painel sobre a relação entre a universidade pública e a sociedade civil, na quinta-feira, dia 24.

Maria Guiomar defendeu uma concepção de educação continuada em direitos humanos realizada de modo transversal com a participação de universidades, organismos governamentais nacionais e internacionais e da sociedade civil atuantes nesse campo. “Uma educação com essa marca de transversalidade seria capaz de contribuir com a estruturação de políticas e projetos com potencial para fazer frente às ameaças à democracia em nossos países”, destacou a professora.

Maria Guiomar também relatou a experiência bem-sucedida da UFMG na promoção da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos.

Carta de intenções e Escola de Verão

Entre os principais pontos discutidos ao longo das reuniões da Cátedra de Direitos Humanos da AUGM, destaca-se a assinatura de uma carta de intenções com o Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul e a realização da 5ª Escola de Verão de educação em direitos humanos, na UFMG, no período de 24 a 28 de fevereiro de 2025.