UFMG participa do VI Congresso de Extensão da AUGM

Evento reuniu representantes de universidades latino-americanas para compartilhar experiências e discutir temas relevantes sobre a extensão

Pró-Reitora de Extensão da UFMG, Claudia Andréa Mayorga Borges, com colegas da Universidade na AUGM / Foto: Proex UFMG

Turma da UFMG no 6º Congresso de Extensão da AUGM realizado na Unicamp em Campinas | Foto: Proex UFMG

Com o tema Democratização e Extensão Universitária, ocorreu, entre os dias 27 e 30 de junho, a sexta edição do Congresso de Extensão da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). O evento foi realizado no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas, com apresentação de trabalhos, conferências, mesas, oficinas e atrações culturais.

Participaram representantes de universidades da América Latina atuantes no campo da extensão. A programação teve cinco eixos temáticos: Institucionalização da Extensão Universitária; Produção Artística e Cultural; Desenvolvimento Sustentável, Estado e Sociedade; Formação de Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão; e Comunicação e Redes.

Foram 34 palestrantes de diversos países, como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, 7 mesas-redondas e 35 oficinas temáticas. A programação contou ainda com atividades on-line.

Da UFMG para o mundo

A Pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, marcou presença no congresso e compartilhou a experiências extensionistas desenvolvidas na UFMG.

Gabriela Braga Casali, assistente editorial da Revista Interfaces, apresentou a revista durante o Congresso / Foto: Proex

A UFMG apresentou trabalhos referentes a nove atividades de extensão. Entre eles, o trabalho sobre o projeto Leitura é Saúde, da Escola de Enfermagem (eixo temático Institucionalização da Extensão Universitária), e sobre a Revista Interfaces – eixo temático Comunicação e Redes –, apresentado pela assistente editorial da revista, Gabriela Casali, que é técnica em assuntos educacionais da Pró-reitoria de Extensão.

A AUGM, Associação de Universidades Grupo Montevidéu, se constituiu, em 1991, como uma rede de instituições públicas de países latino-americanos, para pensar e enfrentar desafios do ensino superior, principalmente com foco na extensão universitária. O IV Congresso foi co-organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp.

A programação e demais informações estão disponíveis no site do evento.