UFMG promove a 22ª edição da Jornada de Extensão

Programação no CAD1 vai ter seminário, mostra de produtos, oficinas e atrações culturais

Estudantes extensionistas do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Pecuária Bovina de Itabira, uma das cinco atividades que se apresentarão no seminário da Jornada | Foto: Programa Mais Carne e Leite

De segunda a quarta, 8 a 10 de maio, a partir das 14h, o Centro de Atividades Didáticas (CAD1), no campus Pampulha, vai receber a 22ª Jornada de Extensão da UFMG.

O evento terá como tema #comunidadepresente: relação da universidade com outros setores da sociedade. A programação vai ter seminário, mostra de produtos da extensão, oficinas e apresentações culturais.

Um dos pontos altos será o seminário na quarta-feira, dia 10, no Auditório Nobre. A atividade terá a apresentação de atividades de extensão por estudantes da UFMG e comunidade externa. O evento é aberto à participação de estudantes, professores, coordenadores, técnicos e interessados em geral. Haverá a emissão de certificados (inscreva-se).

O estudante do curso de Jornalismo da UFMG João Pedro Salles, do Projeto Rádio Terceiro Andar, será o mestre de cerimônia do seminário. Participam da abertura o vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira, e a pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga.

Formação e impacto

A estudante do curso de Medicina Veterinária Luana Teixeira Lopes vai apresentar, no seminário, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Pecuária Bovina em Itabira-MG, da Escola de Veterinária.

Desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Itabira, a iniciativa consiste em uma política pública de apoio aos produtores rurais locais. “É uma assistência bastante especializada. Para mim, do ponto de vista do ensino, foi fundamental a experiência e, na parte da extensão social, o impacto é direto”, conta a estudante.

A estudante acrescenta que está ansiosa para a apresentação. “É uma oportunidade para mostrar o grande trabalho que foi feito em Itabira. Os resultados do programa foram muito grandes, a gente atendeu 60 propriedades no decorrer de um ano”, diz.

A estudante de Psicologia Isabela Prado vai apresentar o programa Culthis | Foto: Reprodução vídeo Jornada de Extensão

Também vão participar do seminário a estudante Isabela Prado (Psicologia), que vai apresentar o Programa Culthis: espaço de atenção psicossocial ao preso, egresso do sistema prisional, amigos e familiares, e Alice Fernandes de Souza (Geografia), do projeto Tramas comunitárias para educação ambiental e produção de sistema agroflorestal no território do Parque Ecológico do Brejinho.

O Projeto compartilhado de formação de agentes sociais na RMBH será apresentado pela estudante Barbara Moreira (Arquitetura e Urbanismo). Já o estudante Carlos Gomes (Odontologia) apresentará o Programa Atenção à saúde de idosos em situação de vulnerabilidade clínico-funcional.

Comunidade presente

O seminário também terá a participação de pessoas da comunidade externa, como Ilda Levina, da agrofloresta do Parque Ecológico do Brejinho, que fica no bairro São Francisco, em Belo Horizonte.

“Vou mostrar que é possível ter uma agrofloresta na cidade. Nós contamos com uma parceria de extensão da UFMG, que nos fornece acadêmicos e professores. A UFMG sempre esteve conosco nessa luta para tirar esse sonho do papel”, afirma Ilda. Participam também Nilmara, Maria Teresa dos Santos e Danila (Lar Dona Paula).

Cultura e debate

O seminário terá também apresentação do grupo Teatre, coordenado pelo professor do curso de graduação em Teatro Ricardo Carvalho de Figueiredo. O projeto de extensão engloba processos criativos em artes cênicas, com a presença de corpos múltiplos, reunindo vozes que fazem ecoar desejos, anseios e relações socio-afetivo-emocionais até então silenciadas.

Equipe do Programa Idosos Vulneráveis em visita ao Lar Dona Paula / Foto: Redes sociais

O evento contará ainda com a professora da Faculdade de Educação (FaE/UFMG) Analise de Jesus da Silva, que mediará o debate com participação do público.

O seminário será encerrado pela Oficina Tambores de Minas, coordenada pelo professor Jalver Machado Bethônico da Escola de Belas Artes (EBA/UFMG). A oficina contribui para formação musical dos participantes e divulga e valoriza os sons, os ritos, os instrumentos, as danças e as imagens do Congado, propiciando o reconhecimento dos territórios negros.

Mostra de Produtos

Na quarta-feira, das 14h às 18h, o hall do CAD1 será ocupado pela Mostra de Produtos da Extensão.

A atividade divulgará produtos resultantes das atividades de extensão da UFMG, em desenvolvimento ou concluídas, nos últimos dois anos. Serão expostos 48 produtos de programas, projetos, cursos, eventos e prestações de serviço.

Veja a relação dos trabalhos.

Oficinas

A 22ª Jornada de Extensão também promoverá oficinas sobre extensão universitária nos dias 8 e 9 de maio, às 14h. Serão duas turmas presenciais na sala 102 do CAD1.

A primeira turma, com como tema A relação da universidade com a comunidade, terá a participação de estudantes da Universidade e pessoas da comunidade externa.

A segunda oficina debaterá as Boas práticas para a gestão da extensão nas unidades, sendo destinada exclusivamente a coordenadores, secretários e os membros dos Centros de Extensão (Cenex) da UFMG.

A Jornada

A Jornada de Extensão busca promover a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, estimular o protagonismo estudantil, dar boas-vindas aos novos bolsistas e voluntários e divulgar a extensão da Universidade dentro e fora da instituição. O evento é promovido anualmente pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Programação completa e outras informações estão disponíveis no site do evento.

Giulia Di Napoli – Assessoria de Comunicação da Proex