UFMG recebe, a partir de segunda-feira, a quarta edição da Escola de Verão – Direitos Humanos

Cursistas vão vivenciar imersão em diversos temas, como saúde mental, corrupção, violência institucional e direitos sexuais e reprodutivos

Aula sobre o papel da comunicação na defesa dos diretos humanos será ministrada pelo professor Juarez Guimarães Dias, da UFMG | Foto: Eduardo Maia/Proex

De segunda a sexta-feira, 5 a 9 de fevereiro, a UFMG vai sediar a 4ª Escola de Verão ­- Educação em Direitos Humanos

O curso de extensão, promovido pela Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e a Pró-reitoria de Extensão da UFMG, vai ocorrer no CAD2 (Auditório A2), campus Pampulha, das 9h às 17h.

A programação terá 10 aulas ministradas por docentes de universidades públicas vinculadas à Cátedra Aberta de Direitos Humanos da AUGM: UFMG, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Mar del Plata (Argentina), Universidade de Valparaíso (Chile) e Universidad de Chile.

Já os cursistas são oriundos de vários locais do Brasil e de alguns países da América Latina, entre estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários e de educação básica, servidores técnico-administrativos e representantes de movimentos sociais, de associações civis e de políticas públicas.

Multiplicação de conhecimentos

As aulas vão discutir e refletir sobre os princípios, valores e direitos que caracterizam a dignidade humana no Brasil e na América Latina. Os temas serão abordados de forma a articular teoria e prática, valorizando o diálogo e a participação.

“Estamos com uma expectativa muito positiva para que os e as cursistas possam aproveitar ao máximo essa imersão nas temáticas dos direitos humanos e após o curso multiplicar os conhecimentos e práticas em suas vidas e locais de atuação”, afirma a pró-reitora de Extensão da UFMG e coordenadora da Escola de Verão, Claudia Mayorga.

75 anos da DUDH

O evento será aberto na segunda (5), às 8h30, pela reitora da UFMG, Sandra Goulart de Almeida, pela pró-reitora Claudia Mayorga, pela diretora da Universidade dos Direitos Humanos (UDH/Proex), Maria Guiomar Frota, e pela diretora-adjunta de Relações Internacionais da UFMG, Bárbara Malveira Orfanò.

Em seguida, haverá a aula 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Direitos Humanos para quem?, que será ministrada por Maria Guiomar Frota e a pesquisadora Caroline Cunha Rodrigues, o artista visual Cyro Almeida e a professora da PUC Minas Priscila Musa.

Na segunda à tarde, a professora Luana Renostro Heinen, da UFSC, fará a aula Direitos Humanos e Gênero: neoconservadorismo, direitos sexuais e reprodutivos, prevenção ao assédio moral e sexual.

Saúde mental, corrupção e pessoas trans e travestis

As aulas seguem até sexta, quando serão discutidos saúde mental, corrupção, situação das pessoas trans e travestis, violência institucional, comunicação e outros temas.

“Temos vivido um conjunto significativo de violações e de violências aos direitos humanos. Portanto, dialogar sobre direitos humanos num espaço educativo formal, também com pessoas que compõem a comunidade universitária e a comunidade externa à universidade, é tarefa urgente”, destaca o professor da Furg Renato Duro Dias, que, na terça, vai ministrar a aula Direitos Humanos e Sexuais e as ações afirmativas para pessoas trans e travestis.

A Escola de Verão ­- Educação em Direitos Humanos é totalmente presencial. Serão emitidos certificados aos cursistas que tiverem participação em 75% nas atividades.

A programação completa está nesta página e Instagram da Proex.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail udh@proex.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4065