
Delegados eleitos para representar Minas Gerais na conferência nacional | Foto: UDH/Proex
A 5ª Conferência Estadual de Direitos Humanos reuniu centenas de participantes nos dias 3 e 4 de outubro de 2025, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento elegeu 56 delegados que representarão Minas Gerais na 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, que será realizada em dezembro, em Brasília.
Entre os delegados suplentes eleitos, estão a professora Maria Guiomar Frota, da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG e diretora da Universidade dos Direitos Humanos (UDH/Proex), e o técnico administrativo Wellington Marçal, vice-diretor da Biblioteca Universitária (BU).
Construção coletiva

Professora Maria Guiomar (na foto, segunda da esquerda para direita) na 5ª Conferência Estadual de Direitos Humanos | Foto: UDH/Proex
A professora Maria Guiomar destaca que a participação na etapa nacional será pautada nas propostas construídas de forma coletiva. “As contribuições que levaremos foram elaboradas nas etapas municipal e estadual, em diálogo com a população, com membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (Conedh/MG), representantes da sociedade civil organizada e gestores públicos”, afirma. Segundo ela, “o objetivo é construir diretrizes para fortalecer as políticas públicas de direitos humanos no país”.
Etapa estadual
A conferência estadual teve como tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: Consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”.
O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, em parceria com o Conedh/MG e apoio do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes).
As propostas debatidas e aprovadas integram documento que será levado a Brasília. O documento está estruturado em seis grandes eixos estratégicos: