Workshop no ICB celebra sete anos do Centro de Coleções Taxonômicas

Evento com a participação da comunidade interna e externa recebe inscrições até dia 24 de maio

Coleção zoológica do Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG | Foto: Enaile Slffert

O Centro de Coleções Taxonômicas (CCT) comemora sete anos em 2022. No dia 26 de maio, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG promoverá um workshop em comemoração à data. O evento terá palestras, mesa de discussões e exposição de pôsteres.

Os interessados em participar podem se inscrever, gratuitamente, até 24 de maio por meio de formulário. A participação é limitada a 100 participantes.

A programação, das 8h às 17h, inclui palestras sobre as coleções biológicas e mesa de discussão sobre a interação com os programas de pós-graduação da área de biodiversidade. Todas as atividades ocorrerão no Auditório Cerrado do ICB (campus Pampulha).

Segundo João Renato Stehmann, diretor do CCT, “o workshop busca, neste retorno às atividades presenciais na UFMG, divulgar os acervos do CCT e a importância das Coleções Biológicas”.

Ele diz que o objetivo é atrair não apenas os estudantes e pesquisadores da Universidade, mas também a comunidade externa. “Esperamos atrair o público interno do ICB, mas também estudantes de outras unidades e de fora da UFMG que têm interesse na área de biodiversidade e em meio ambiente”.

A apresentação de pôsteres será ainda um momento de interação presencial, em que serão apresentados os trabalhos que utilizaram dados e amostras dos acervos. “A finalidade é mostrar toda a diversidade e impactos desses trabalhos”, completa  Stehmann.

O evento contará com 14 curadores, que irão apresentar os acervos e a importância de cada um deles. Ao final do workshop, haverá sorteio de livros para os participantes, além da disponibilização de certificados.

Outras informações estão no site do workshop.

Conservação da biodiversidade

O CCT guarda amostras da biodiversidade como partes de plantas, animais, fungos e microorganismos. Além disso, guarda subamostras como tecidos, DNA e células.

O CCT conta com 26 acervos nas áreas de botânica, zoologia e microbiologia, além de coleções especiais de células e de tecidos | Divulgação CCT-UFMG

O centro é um dos maiores repositórios fora do ambiente natural da biodiversidade brasileira, contando com 26 acervos e mais de 2 milhões de itens catalogados nas áreas como botânica, genética e zoologia.

Em alguns casos, as coleções abrigam as únicas amostras da fauna e flora de importantes sítios biológicos.

Os pesquisadores associados ao CCT descrevem novas espécies, fazendo com que elas passem a ser exploradas cientificamente e protegidas, visto que, muitas já nasceram ameaçadas de extinção.

Vitória Alves | Assessoria de Comunicação da Proex