Ela é uma dimensão formativa essencial da educação superior que, articulada com o ensino e a pesquisa de forma indissociável, desempenha um papel fundamental para a dimensão social da universidade.
Por meio da extensão, a universidade materializa sua missão, colabora e participa das comunidades de seu entorno e da sociedade em geral, troca e compartilha conhecimentos e saberes com os outros setores sociais. A partir dessa interação, novos saberes e conhecimentos são produzidos.
As cinco principais modalidades de atividades de extensão são:
Diretrizes que orientam a formulação e implementação das atividades:
Áreas temáticas da extensão:
Reconhecimento
O reconhecimento legal e a criação do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex), ambos na década de 80, estão entre os principais marcos do processo da institucionalização da extensão no Brasil.
A Constituição Brasileira de 1988 estabeleceu que as universidades “obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” (Artigo 207).
Em maio de 2012, a partir de debates amplos e abertos, o Forproex apresentou à sociedade e às universidades a Política Nacional da Extensão Universitária – um dos principais documentos norteadores.
O PNEU concebe o conceito de extensão que conhecemos atualmente:
“A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade”.
Outro momento marcante para a extensão universitária aconteceu em 2018 com publicação da Resolução 07/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC). Esse documento foi também importante pois estabeleceu as diretrizes da extensão e fixou a presença mínima de 10% da carga horária dos cursos de graduação com atividades extensionistas (conheça a ação da UFMG de integralização da extensão aos currículos).
No isolamento social imposto pela covid-19, a extensão universitária mostrou sua força e se manteve atuante nas comunidades, ainda que de forma remota. Esse movimento histórico das universidades públicas brasileiras foi fundamental para combater os impactos provocados pela covid-19, em especial entre os grupos sociais mais vulneráveis.