Perfil da Extensão

Mapeamento das atividades de extensão desenvolvidas pelas vinte unidades acadêmicas, unidades especiais e outros órgãos da Universidade. Como estratégia de trabalho, esse conjunto de unidades foi dividido em quatro grupos. Objetivando-se um acompanhamento periódico da extensão na UFMG, a partir de dados do Sistema de Informação da Extensão (SIEX), são elaborados perfis descritivos para cada um desses grupos a cada três anos, resultando em ciclos avaliativos trienais, conforme demonstrado no Quadro abaixo (ver quadro ao final do texto). Os dados resultantes desse mapeamento são disponibilizados às unidades para discussão com a PROEX e planejamento estratégico do conjunto de atividades de extensão.

O 1º Ciclo Avaliativo dos Perfis da Extensão na UFMG, iniciado em 2015, objetivou a elaboração de relatórios de análise descritiva que refletissem a caracterização da extensão em cada unidade e da UFMG e realização de reuniões com algumas unidades para a análise conjunta e discussão dos dados dos perfis elaborados.

 No 2º Ciclo Avaliativo dos Perfis da Extensão na UFMG, realizado a partir de 2018, os dados sistematizados nos relatórios do 1º Ciclo foram retomados para fins de análise comparativa da evolução dos perfis das atividades de extensão nas unidades analisadas, em forma de sinopse, acompanhada de um parecer avaliativo com considerações e proposições da PROEX para cada uma das Unidades. No 2º Ciclo, os dados das unidades administrativas e outros órgãos não foram analisados. 

O 3º Ciclo Avaliativo dos Perfis da Extensão na UFMG será composto pelos dados do triênio 2020-2021-2022 cotejados com os alguns dos dados sistematizados nos ciclos anteriores, considerando o intervalo temporal de 2014 a 2022. As sinopses não serão acompanhadas de parecer avaliativo, pois objetiva-se oferecer uma base de dados para que as próprias unidades acadêmicas e especiais possam acompanhar e produzir análises das mudanças no perfil das atividades de extensão que subsidiem o processo de avaliação institucional da área na UFMG.

Após a conclusão de cada Ciclo Avaliativo das Atividades de Extensão na UFMG, a equipe da DAEXT elaborou Documentos Sínteses de caráter analítico composto por reflexões e apontamentos provenientes do acompanhamento do conjunto dos dados da extensão na UFMG e suas diferentes unidades e do diálogo realizado com algumas unidades. O documento também é composto por sugestões de ações e procedimentos voltados, em especial, à qualificação do processo de avaliação da extensão na UFMG.