Professores portugueses ministram conferências sobre museus na Faculdade de Educação.

O Programa de Pós-graduação em Educação e Inclusão Social, a Linha de Educação e Museus do Promestre (FaE/UFMG) e o Curso de Museologia (UFMG) convidam para as seguintes conferências:

O MUSEU COMO INSTITUIÇÃO CULTURAL E PEDAGÓGICA: EVOLUÇÃO HISTÓRICA E NOVAS TENDÊNCIAS
05 de Agosto, quarta- feira, às 14 h na sala 402 (FaE/UFMG)

José Amado Mendes
O professor Jose Amado tem doutorado em História Moderna e Contemporânea, pela Universidade de Coimbra, e mestre em Ciências da Educação, pela Universidade de Austin (EUA), é professor catedrático (aposentado) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e colaborador da Universidade Autónoma de Lisboa. Tem-se dedicado à investigação de diversas temáticas, com destaque para as seguintes: história económica e social, industrialização, história empresarial, ética e cultura de empresa, liderança e cultura organizacional, museologia e património cultural, sobre as quais publicou várias obras. Foi Diretor do Curso de “Mestrado em Museologia e Património Cultural” e um dos organizadores do I Encontro Nacional sobre o Património Industrial (Coimbra – Guimarães – Lisboa/1986), cujas atas foram publicadas sob a sua coordenação. Foi membro e coordenador de um grupo de trabalho do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – CEIS 20 e Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É membro de várias associações científicas, nacionais e estrangeiras.

COLECÇÕES, GABINETES E MUSEUS EM PORTUGAL
06 de Agosto, quinta-feira, às 09 h na sala 402 (FaE/UFMG)

João Carlos Pires Brigola
O professor João Brigola tem doutorado em História/Museologia na Universidade de Évora (2001) e mestrado em História Cultural e Política pela Universidade Nova de Lisboa (1990). É Professor Auxiliar com Agregação na Universidade de Évora (U.E.) onde foi Diretor do Curso de Mestrado em Museologia (2001-2009) e Coordenador do Curso de Pós-graduação em Museus e Educação (2007-2008). Também foi Diretor-Geral do Instituto dos Museus e da Conservação do Ministério da Cultura (Dezembro 2009-Fevereiro 2012). Investiga, publica, leciona e orienta teses de mestrado e de doutoramento nas áreas de Teoria e História da Museologia; Gestão e Valorização do Património Cultural; História da Ciência (sécs. XVIII-XIX).