Carmen Vergara destaca, em transmissão online, o papel do Museu da Matemática UFMG na criação de laços entre Universidade e Escola

A aproximação entre o ambiente acadêmico e o ensino fundamental ganhou destaque no último dia 12 de julho, com a palestra da Professora Carmen Rosa Giraldo Vergara, do Museu da Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sob o título “Criando Laços entre a Universidade e a Escola”, a apresentação proporcionou uma perspectiva fascinante sobre os cinco anos de atividades do museu, destacando a relevância das “atividades informais” na promoção da Matemática.

Desde sua inauguração em 2018, o Museu de Matemática da UFMG tem desempenhado um papel crucial na quebra de barreiras entre o ensino formal e informal. Com o intuito de aproximar a ciência, especialmente a Matemática, de diversos públicos, o museu tem desenvolvido atividades que estimulam a aprendizagem e despertam vocações científicas.

Carmen Vergara compartilhou experiências acumuladas ao longo desses cinco anos, evidenciando como a interação com elementos como quebra-cabeças, jogos de tabuleiro, mágicas, entre outros, tem contribuído para a construção de uma imagem social positiva da Matemática. Uma proposta que visa não apenas informar, mas inspirar alunos e professores da Educação Básica a se envolverem de maneira mais apaixonada com a disciplina.

O evento se revelou uma ótima oportunidade para educadores e estudantes conhecerem de perto as práticas inovadoras que têm tornado o Museu de Matemática um espaço catalisador na promoção da ciência. A palestra abordou os sucessos e os desafios enfrentados pelo museu em sua missão de fomentar o interesse pela Matemática desde as fases iniciais da formação acadêmica, revelando como a interação lúdica e informal pode ser a chave para criar laços duradouros entre a universidade e a escola, construindo uma base sólida para o futuro científico das novas gerações.

Confira a palestra na íntegra, disponível pelo Youtube: