Herbário Norte Mineiro realiza circuito de visitação para estudantes da cidade de Engenheiro Navarro

No dia 25 de agosto, a Escola Estadual Mamede Pacífico de Almeida, situada no município de Engenheiro Navarro, visitou o Herbário Norte Mineiro com um grupo de 40 estudantes, divididos entre o 9º ano do ensino fundamental e o 2º do ensino médio.

O objetivo da visita foi inspirar os estudantes à experimentação em botânica, no reconhecimento das espécies e na valorização das plantas nativas.

A turma foi dividida em três grupos para a realização de um circuito pelos espaços. No Herbário, foram exploradas as vegetações da região, suas características, como uma nova espécie é descoberta na natureza e como seu nome é escolhido. No Horto Medicinal, os estudantes fizeram uma atividade lúdica de reconhecimento de espécies, cujo objetivo foi demonstrar como as ferramentas científicas de identificação funcionam e como espécies parecidas à primeira vista têm muitas diferenças, produzindo um olhar para a diversidade. Esse momento foi o preferido pelos estudantes, pois no horto eles puderam explorar suas habilidades sensoriais, sugerindo inclusive novas formas de identificar espécies. No Laboratório de Botânica, os estudantes aprofundaram nas características das plantas observando curiosas e minúsculas adaptações presentes nas folhas com o uso de estereomicroscópio. As adaptações exploradas foram principalmente moradia e alimentação de insetos, para economia de água, proteção contra insetos herbívoros e produção de óleos aromáticos.