Parque eólico: especialização é centrada no estudo de fontes de energia renováveis e suas vertentes

A Escola de Engenharia da UFMG tem inscrições abertas para o curso de Especialização em Fontes renováveis: geração, operação e integração. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar os documentos digitalizados exigidos para o e-mail renovaveis@cpdee.ufmg.br, conforme edital, até dia 8 de julho.

Engenheiros eletricistas, mecânicos, engenheiros de controle e automação, de sistemas, de energia e de áreas afins são o público-alvo. A comissão de seleção poderá aceitar também profissionais com experiência nesse campo, ainda que sem formação em engenharia. São 33 vagas em oferta.

O curso, com início no segundo semestre de 2022 e duração de 24 meses, oferece disciplinas com aulas presenciais às sextas-feiras e aos sábados. O trabalho de conclusão da formação poderá ser desenvolvido em até seis meses após o encerramento das aulas.

A especialização está baseada no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFMG. O valor do curso é de R$17.199,17 e pode ser dividido em até 24 parcelas de R$895,79.

Do vento à biomassa
Com o objetivo de capacitar e qualificar profissionais no tema energias renováveis e suas vertentes, o curso abordará as principais fontes renováveis: eólica, fotovoltaica, hipotérmica, biomassa e biocombustíveis e hidráulica, como as pequenas centrais hidrelétricas. Conteúdos ligados aos aspectos econômicos, de geração de energia elétrica e questões relacionadas ao impacto do uso dessas fontes na rede elétrica também serão discutidos.

O curso está em sua terceira turma. Os professores são da UFMG e de outras instituições federais.  

Mais informações podem ser obtidas no site da Engenharia Elétrica ou solicitadas pelo e-mail renovaveis@cpdee.ufmg.br e pelo telefone (31) 3409-3429.