Confira as campanhas de educação ambiental já realizadas na UFMG.

Nossa Parte. A sua, a minha, a do poder público, das instituições públicas, dos agentes públicos. A parte que cabe, sobretudo, ao cidadão.

Mais do que uma campanha pelo uso racional de recursos, naturais ou capitais, a campanha Nossa Parte é um convite à reflexão sobre a importância de nos envolvermos com o fortalecimento de uma cultura de compromisso com o que é público, com o que é nosso. Nosso para usufruir, nosso para cuidar.

Em um cenário de escassez hídrica, as primeiras ações buscam mobilizar a comunidade universitária na redução do consumo de água e energia elétrica. No período de 2010 a 2014, a UFMG reduziu em 5% o consumo médio anual de água, mesmo com crescimento do número de alunos e funcionários, provocado pela ampliação da oferta de cursos. Essa redução chegou a 30% (fevereiro e março de 2015) em comparação com os mesmos meses no citado período.

Reduzir o consumo de energia elétrica ainda é um desafio. Renovação dos sistemas e trocas de equipamentos têm alcançado reduções pontuais, ainda de impacto modesto, em um cenário de crescente demanda por energia elétrica. Investimentos em tecnologias mais eficientes continuarão sendo feitos pela UFMG para racionalizar o consumo de água e energia, mas a tecnologia, isoladamente, não produzirá os efeitos desejados. Ela precisa vir acompanhada de uma nova consciência. E aqui entra a Nossa Parte.

Aqui você encontra ideias e notícias sobre redução do consumo de recursos, sustentabilidade e inovação. Todo o material da campanha está disponível. Compartilhe!

Por acreditar em uma UFMG ainda melhor, foi lançada em 2011 a campanha Bocados de Gentileza, uma ação constante de conscientização, que busca incentivar pequenas mudanças de atitudes e hábitos entre os membros da comunidade universitária.

Contamos com você: repense seus hábitos, colabore com ideias e participe das ações da campanha. Pratique gentileza!

A campanha de redução de energia “Adote novos Hábitos” faz parte da ação institucional UFMG Sustentável, que visa à promoção da sustentabilidade nas ações cotidianas. Assim as peças radiofônicas buscam trazer informações e causar mudanças nas atitudes da comunidade de Belo Horizonte e na UFMG, tanto na esfera administrativa quanto nas práticas de ensino, pesquisa e extensão.


Peças gráficas


Spots - Rádio UFMG Educativa

Narrativas ficcionais, radiodrama e ambientação sonora, demonstram maus hábitos cotidianos. Efeitos sonoros em momentos estratégicos deixa a abordagem suave, divertida e bem humorada.

As peças radiofônicas trazem informações sobre como pequenas mudanças podem ter um grande impacto na sociedade e no mundo. 

Monitor:

Luz:

Luz 02:

Elevador:

Ar Condicionado:


Animações - Redes Sociais UFMG

Objetos inanimados ganham vida com o "poder" da UFMG Sustentável. 

Personagens interessantes e cativantes ajudam a comunidade acadêmica a adotar novos hábitos. Uma abordagem suave, divertida e bem humorada. 

Caneca:

Saboneteira:

Lixeira: