A Educação Ambiental é um importante instrumento dentro dos sistemas de Gestão Ambiental, sendo um fator de sensibilização dos envolvidos ao trazer a dimensão educativa para a prática da gestão.

Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental, art. 1º, entende-se por educação ambiental: “processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

Complementa em seu art. 2º: “É um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.

Na UFMG, o Departamento de Gestão Ambiental (DGA) e a Estação Ecológica promovem atividades para conscientização e engajamento da comunidade universitária nas questões socioambientais. Confira algumas:

A Feira da UFMG, mais que um local para comercialização de produtos agroecológicos e da economia popular solidária, é um espaço para trocas, formação e discussão de temas socioambientais. Ela acontece quinzenalmente na Praça de Serviços do campus Pampulha, reunindo 46 produtores de várias cidades, e conta com o apoio da Pró-reitoria de Administração (PRA) e Pró-reitoria de Extensão (Proex), além da parceria de grupos de estudos dentro da temática, como o AUÊ do Instituto de Geociências (IGC). Venha participar conosco, para saber mais sobre a Feira da UFMG, clique aqui.

 

Feira da UFMG na Praça de Serviços, campus Pampulha. Fonte: DIR/DGA/PRA.

A Semana do Meio Ambiente da UFMG - Semeio é realizada desde 2013, na primeira semana de junho. Sua programação traz oficinas, rodas de conversa e palestras, gratuitas e abertas a todos os interessados. Mais informações sobre as edições já realizadas estão disponíveis na página do DGA no Facebook.

 

6ª Edição da Semeio na Praça de Serviços do campus Pampulha. Fonte: DIR/DGA/PRA.

Estação Ecológica garante aprendizagem e diversão às crianças durante as férias. Fonte: EEco.

A Estação Ecológica (EEco) da UFMG, componente da estrutura da Pró-reitoria de Extensão (Proex), é uma área protegida de 114 hectares composta por dois fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado. É extremamente relevante para a conservação da biodiversidade, para a conectividade de outras áreas verdes urbanas, e para a manutenção de importantes valores culturais ligados à história do campus universitário e de Belo Horizonte.

A EEco é também uma área de pesquisa, extensão e ensino de diferentes disciplinas e oferece oportunidade para ampliação do conhecimento transdisciplinar, tanto para a comunidade acadêmica quanto para outros setores da sociedade.

O Programa Estação Ecológica (PROECO), criado em 2000, é considerada a linha de frente das ações de extensão, desenvolvendo atividades de extensão de forma dinâmica e contribuindo para que a UFMG consolide um diálogo efetivo com a sociedade.

O Programa tem se tornado uma importante referência para discussões de questões socioambientais para os estudantes do município, atendendo desde a educação básica até o ensino superior, além de favorecer a interdisciplinaridade e a troca de informações entre graduandos de diferentes cursos da UFMG, que atuam como monitores. Além disso, proporciona um enriquecimento curricular de docentes, discentes e estagiários e o desenvolvimento de novas metodologias em educação ambiental.

Todos os anos, a EEco recebe milhares de estudantes externos, especialmente do ensino fundamental de escolas públicas, que desenvolvem várias oficinas ambientais, percorrem e interpretam trilhas e aprendem de forma lúdica e interativa. Novas atividades que visam a aumentar a acessibilidade e a inclusão social estão sendo incorporadas e muito bem avaliadas pelos usuários.

Grande avanço para a conservação da natureza foi dado no ano de 2019, quando a EEco assinou um Protocolo de Intenções com a Brigada 1 (B1), o que permitiu combater os incêndios ocorridos no quarteirão 15, nos anos de 2019 e 2020. O atual administrador da EEco também é voluntário da B1, o que auxilia na condução de ações coletivas.

Excepcionalmente no ano de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, o PROECO, coordenado pela profª. Andrea Carvalho, do IGC, desenvolveu atividades de forma remota, para cerca de 2.700 seguidores, que utilizaram o Instagram e o Facebook para interagir por meio de cerca de 100 diferentes publicações, dentre elas, jogos e concursos de desenhos e contos, dentre outras.

Área verde está localizada dentro do campus Pampulha da UFMG. Fonte: EEco.

Contatos:

E-mail: eeco@reitoria.ufmg.br

Facebook e Instagram da Estação Ecológica.